Operação aérea contra gafanhotos é considerada satisfatória na Argentina

Segundo relatório divulgado, na noite passada, pelo Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Alimentar da Argentina (Senasa), a operação realizada na manhã dessa quinta-feira (2), contra a nuvem de gafanhotos pousada na região de Sauce, na província de Corrientes foi considerada satisfatória. Conforme a agência governamental, a aplicação aérea durou das 10 horas às 10h45, cobrindo toda a área com gafanhotos, em um local conhecido como Estância San José.

Na prática, a expectativa é de que a ação do avião agrícola tenha eliminado pelo menos quase toda a nuvem de gafanhotos. Três horas após a aplicação, técnicos do Senasa chegaram ao ponto onde estavam os insetos e encontraram parte deles mortos e outros se debatendo ou voando de maneira irregular. Apesar de haver condições climáticas para fuga (a temperatura chegou a 17 graus durante o dia), em nenhum momento foi detectado qualquer voo de parte da nuvem deixando o local.

COMPROVAÇÃO

Segundo o representante das Confederações Rurais Argentinas (CRA) Martin Rapetti, ainda não se conseguiu quantificar e eficácia da operação, embora “o tratamento tenha ocorrido bem”. A averiguação final do sucesso da ação desta quinta deve ser deve ser feita na manhã da sexta-feira. É quando os técnicos do Senasa voltarão ao local para contabilizar os insetos eliminados. Parte da equipe acompanhou a operação a quatro quilômetros do local, de onde podia visualizar toda a área para se certificar de que não houve fuga de insetos. A observação dali durou até o final da tarde.

O ponto onde estão os gafanhotos é de difícil acesso. Depois de sair da Ruta 30, o pessoal do Senasa segue de caminhonete até a sede da Estância São José e, dali, vão a cavalo por mais de uma hora, guiados por um peão da fazenda até o local da operação. A aplicação estava marcada para ontem, mas acabou abortada na última hora por causa do tempo – vento e chuvas intermitentes. Como ainda estava frio, os insetos permaneceram na mesma área em que havia pousado na segunda-feira e foram mapeados na terça, para a operação aérea.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile