A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre confirmou, na noite desta quinta-feira, o 100° óbito pela Covid-19 na cidade. A paciente, de 61 anos, era atendida no hospital São Lucas da PUCRS desde 30 de junho. Ela tinha histórico de doença cardiovascular, hipertensão e diabetes. É a sexta morte notificada, só nesta quinta-feira, pela SMS.
O registro da centésima vítima ocorre 99 dias após o primeiro óbito notificado pela cidade e em momento de ocupação recorde em leitos de UTI, com 165 pacientes confirmados com a doença e outros 45 com suspeita de coronavírus. Com isso, os hospitais atendem, em estado grave, 210 pessoas com sintomas da doença. O contingente representa 36,77% do total de 571 internados nos 17 hospitais analisados pelo monitoramento da SMS.
Em rede social, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, lamentou a marca e prestou solidariedade às vítimas: “Quero registrar meu profundo pesar e sentimento, deixar meu apoio aos familiares e o desejo de força aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente nesta pandemia”, afirmou.