PF faz operação contra compra irregular de testes de Covid-19

Superfaturamento teria causado prejuízos de R$ 30 milhões aos cofres públicos, em testes que não seriam confiáveis, aponta investigação

PF investiga superfaturamento de testes e cumpre mandados em oito estados e no DF | Foto: Reprodução/RecordTV
PF investiga superfaturamento de testes e cumpre mandados em oito estados e no DF | Foto: Reprodução/RecordTV

A Polícia Federal cumpre 81 mandados de busca e apreensão, nesta quinta-feira, para investigar desvios na compra de testes de Covid-19. A operação foi batizada de “Falso Negativo”. A ação acontece no Distrito Federal e, pelo menos, em mais oito estados. Agentes estão nas ruas em cidades de Santa Catarina, São Paulo, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. As informações são do blog da apresentadora do Jornal da Record, Christina Lemos, no portal R7.

São investigados os crimes de fraude em licitação, crime contra a ordem econômica e corrupção ativa e passiva. Há suspeita de superfaturamento nas compras e baixa qualidade dos testes, que podem dar falso negativo. De acordo com os investigadores, o prejuízo aos cofres públicos é estimado em R$ 30 milhões.

No DF, a PF cumpre 22 mandados de busca e apreensão em 3 empresas e 9 endereços residenciais. O principal alvo é a própria Secretaria de Saúde e o Lacen (Laboratório Central). Em nota, a Secretaria afirmou que testes foram aprovados e testados pela Anvisa.