RS entra madrugada com 173 mil pontos ainda sem luz

Cerca de 118 vivem em áreas atendidas pela CEEE e 55 em regiões de concessão da RGE

Foto: CEEE

Cerca de 173 mil clientes da CEEE e da RGE ainda não tinham energia restabelecida, no fim da noite desta quarta-feira, após os temporais que atingiram o Rio Grande do Sul entre terça-feira e hoje. Pela manhã, eram 895 mil nessa situação; 559 mil à tarde, e 353 mil no início da noite.

De acordo com a CEEE, que contabiliza 118 mil clientes sem fornecimento, 41 mil vivem no litoral Norte (em Imbé, 6 mil, em Capão da Canoa e Torres, 4 mil em cada, e em Tramandaí, 2,8 mil). Outros 39 mil residem na região Metropolitana (Viamão com 17 mil, Porto Alegre com 13 mil e Guaíba com 4 mil). Na região Sul, há 25 mil sem energia (Pelotas com 17 mil e Jaguarão com 3 mil) e, no litoral Sul, 7 mil (Santa Vitória do Palmar com 5,5 mil e Rio Grande com 1,2 mil). Outros 6 mil seguem aguardando o retorno do serviço no Centro Sul (Barão do Triunfo com 2 mil e Cerro Grande do Sul com 1,3 mil). As equipes seguem trabalhando durante a madrugada, eliminando o risco de acidentes com energia elétrica, substituindo postes e removendo vegetais caídos sobre a rede. A expectativa da companhia é normalizar o atendimento até o fim desta quinta-feira.

Já na área da RGE, 55 mil clientes seguem com o fornecimento prejudicado em toda a área de concessão. A maioria dos desabastecidos vive nas regiões do Planalto e da Serra. A RGE segue com as equipes mobilizadas para restabelecer o serviço, mas salienta que a complexidade dos danos e a dificuldade de acesso em alguns locais comprometem a velocidade do reparo.