Passa de 2,3 mil total de pessoas fora de casa no RS em razão da chuva

Com 1,8 mil habitantes, Capão Bonito do Sul contabiliza 400 em casas de amigos e parentes

Equipes trabalham no reparo dos danos do ciclone bomba no Hospital de Tramandaí | Foto: Maxwell Bernardes/Especial
Equipes trabalham no reparo dos danos do ciclone bomba no Hospital de Tramandaí | Foto: Maxwell Bernardes/Especial

A Defesa Civil estadual divulgou, no fim da tarde desta quarta-feira, que subiu para 2.331 o número de pessoas fora de casa em razão dos temporais que atingiram o Rio Grande do Sul desde ontem, sob a atuação de um ciclone extratropical que passou pelos três estados do Sul. O levantamento contabiliza 94 desabrigados (em espaços públicos) 2.237 desalojados (em casas de amigos e parentes).

A situação mais complicada é a de São Sebastião do Caí, onde há 1.150 desalojados e 74 desabrigados em razão da cheia do rio Caí. É o único município gaúcho, até o momento, com registro oficial de inundação.

Em Vacaria, há 520 desalojados e, em Capão Bonito do Sul, 400. Esse último município, no Norte gaúcho, contabiliza população inferior a 1,8 mil pessoas.

Ao todo, 23 cidades relataram algum tipo de estrago. O número de edificações danificadas aumentou para 1.372, sendo 350 em São Sebastião do Caí, 300 em Iraí, 150 em Cacique Doble, 130 em Vacaria, 101 em Barracão e 100 em Capão Bonito do Sul.

Entre Farroupilha e Nova Roma do Sul, na Serra, o km 36 da ERS-448 segue interrompido, por tempo indeterminado, em função do desmoronamento de parte da pista.

Veja a lista de cidades afetadas pelos temporais, conforme a Defesa Civil: Iraí, Cacique Doble, Tapejara, Itatiba do Sul, Carlos Gomes, Barracão, Cambará do Sul, Lagoa Vermelha, Vacaria, Ibiaçá, Capão Bonito do Sul, Muitos Capões, Paim Filho, Erechim, São Sebastião do Caí, Morro Redondo, Santa Vitória do Palmar, Canela, Áurea, Pelotas, Tramandaí, Capão da Canoa e Capão do Leão.