Governo publica decreto que oficializa saída de Decotelli do MEC

Bolsonaro recebeu pedido de demissão na terça-feira (30) após polêmicas envolvendo a formação acadêmica de Carlos Alberto Decotelli

Decotelli foi indicado por Bolsonaro para dirigir o MEC após saída de Abraham Weintraub | Foto: Reprodução/Facebook
Decotelli foi indicado por Bolsonaro para dirigir o MEC após saída de Abraham Weintraub | Foto: Reprodução/Facebook

O governo federal publicou no Diário Oficial da União desta quarta-feira (1º) um decreto que oficializa a saída de Carlos Alberto Decotelli. O texto “torna sem efeito” decreto anterior, que nomeava o professor como ministro da Educação. As informações são do portal R7 e do Correio do Povo.

Decotelli entregou o pedido de demissão ao presidente Jair Bolsonaro na terça-feira (30). Agora, Bolsonaro pensa em um novo nome para comandar a pasta. O indicado para o MEC teve a nomeação publicada em 25 de junho, mas não chegou a tomar posse como ministro.

Currículo de Decotelli

No anúncio sobre o novo ministro da Educação, o presidente destacou o currículo de Decotelli. O professor se apresentava como bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, na Argentina, e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

No entanto, o reitor da Universidade de Rosário publicou em suas redes sociais que Decotelli não havia concluído o doutorado, uma vez que cumpriu os créditos das matérias, mas não defendeu sua tese. Também houve acusação de ter copiados trechos em sua dissertação de mestrado na FGV (Fundação Getulio Vargas) sem citar devidamente as fontes, o que é considerado plágio. Por fim, a Universidade de Wuppertal negou o pós-doutorado.