Ao menos oito mortes em razão da Covid-19 foram confirmadas na manhã desta terça-feira no Rio Grande do Sul. Os óbitos foram registrados em moradores de Santo Ângelo, Porto Alegre, Teutônia, Lajeado, Carazinho, Campo bom e Caxias do Sul.
Na Capital, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o 90⁰ óbito de paciente por Covi-19. O óbito ocorreu nessa segunda-feira, mas a notificação aconteceu somente hoje. Trata-se de uma mulher, de 93 anos, que estava internada na UTI do Hospital Mãe de Deus. Ela possuía histórico de hipertensão, diabetes e cardiopatia.
Em Santo Ângelo, o 15º óbito de Covid-19 é de um morador do Lar da Velhice Isabel Oliveira Rodrigues. A vítima é um homem de 84 anos que faleceu no Hospital Santo Ângelo (HSA). Ele foi internado no dia 15 e foi transferido para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) no dia 19 deste mês. O exame enviado ao Laboratório Central do Estado (LACEN) confirmou o caso de Covid-19.
De acordo com o atestado de óbito, além da Covid-19, o paciente apresentava outras comorbidades como choque séptico, síndrome respiratória aguda grave (SRAG), pneumonia e insuficiência cardíaca.
No Hospital Bruno Born, em Lajeado, duas pessoas morreram nas últimas horas por coronavírus. O primeiro é um homem de 70 anos, morador de Teutônia, que estava internado desde o dia 9 de junho e faleceu às 5h15min de hoje. A segunda vítima é um idoso de 80 anos, de Lajeado, que faleceu na última sexta-feira, mas a confirmação da doença ocorreu somente hoje.
A Secretaria Municipal da Saúde de Carazinho confirmou nesta manhã o terceiro óbito por Covid-19 no município. A vítima é um homem de 71 anos que estava internado há mais de 30 dias no Hospital São Vicente de Paulo, em Passo Fundo, por problemas cardíacos.
Já em Campo Bom, a prefeitura da cidade confirmou outros dois falecimentos em decorrência da doença. Uma mulher, de 90 anos, estava internada na Unidade de Terapia Intensiva Intensiva (UTI) do Hospital Lauro Reus, e faleceu na sexta-feira. Ela havia sido testada para coronavírus e o resultado positivo chegou nesta terça-feira. Também hoje, um homem, de 57 anos, com coronavírus, que estava internado na UTI do Lauro Reus veio a óbito. Ambos tinham comorbidades.
E na serra, a Prefeitura de Caxias do Sul comunicou o 17º óbito por coronavírus. Trata-se de um idoso de 81 anos que estava internado na UTI no Hospital Geral desde o 27 de junho e faleceu hoje com pneumonia por Covid-19. O idoso era hipertenso e tinha insuficiência cardíaca com doença renal crônica.
Com esses seis novos registros, sobe para ao menos 613 o número de mortes provocadas pelo novo coronavírus no Rio Grande do Sul. Conforme um levantamento da Rádio Guaíba, desse total, 31 ainda devem ser incluídas no relatório oficial da Secretaria Estadual da Saúde (SES), que no boletim dessa segunda-feira, citou 582 óbitos.
Seguem pendentes de inclusão seis mortes de Porto Alegre (quatro homens, de 89, 68, 65 e 57 anos, e duas mulheres, de 74 e 93), quatro em São Leopoldo (homens, de 45, 74 e 78, e mulher, de 96), três em Campo Bom (mulheres, de 84 e 90; e homem de 57), duas de Imbé (homens, de 76 e 65), duas em Barra do Ribeiro (sem detalhes divulgados até o momento), duas em Rio Grande (mulher, 83, e homem, 86), duas Caxias do Sul (homens, 81 e 46) e as demais em Santo Ângelo (homem, 84), Carazinho (homem, 71), Teutônia (homem, 70), Lajeado (homem, 80), São José do Norte (homem, 71), Sapiranga (homem, 50), Alvorada (homem, 67), Caraá (homem, 82), Cachoeirinha (mulher, 82) e Arambaré (homem, 67).
Até o momento, o relatório do governo estadual contabiliza 25.659 casos de Covid, mas sem considerar 991 testes positivos de Porto Alegre, o que eleva o total para 26.650. Já o número estimado de recuperados da doença é de 20.625.