Quatro jogadores do Inter contraem a Covid-19

Assintomáticos, atletas foram afastados das atividades

Foto: Guilherme Testa / CPMemória

O Inter anunciou, nesta terça, que quatro jogadores testaram positivo para a Covid-19 após testes no método RT-PCR. Segundo o clube, todos permanecem assintomáticos e foram afastados das atividades e orientados a fazer isolamento. Para voltar a trabalhar com o grupo, os jogadores contaminados, que não tiveram os nomes revelados, passarão por novas testagens.

Apesar dos casos confirmados de coronavírus, o coordenador de Saúde do clube, Luiz Crescente, destacou que o Inter mantém a orientação de seguir avançando no processo de treinamento da equipe. “Nós continuamos solicitando para que façamos coletivos porque o protocolo tá mostrando que é efetivo, funciona. Está mostrando porque estamos realizando diariamente”, destacou.

A decisão fazer exames em todo o grupo de jogadores e funcionários do Colorado ocorreu após um dos atletas do time, com sintomas da doença, testar positivo ao coronavírus no sábado à noite. “No domingo, fizemos uma reunião e resolvemos fazer uma avaliação viral RT-PCR em todo o grupo de atletas e funcionários. E foi o que fizemos na segunda-feira de manhã”, apontou Crescente.

Os exames, realizados no hospital parceiro do clube, tiveram uma metodologia diferente, conforme explicou o coordenador de Saúde do Inter. “Estamos usando uma metodologia diferente, oferecida pelo hospital, que apresenta o resultado do diagnóstico em um curto período de tempo. Neste exame, quatro atletas deram positivo. Aquele primeiro e mais três.” Os atletas foram isolados e orientados pela equipe médica a ficarem em casa, de preferência em apenas uma peça do imóvel.

As duas premissas assumidas pelo clube, segundo o coordenador, “controle diário dos atletas e minimizar os riscos de contaminação interna”, seguem sendo cumpridas, de acordo com ele. Apesar da identificação de infectados, Luiz Crescente afirmou que o clube está seguro de conseguir evitar qualquer contágio em massa.

Nesta terça, o Inter cancelou os treinos por causa das fortes chuvas que atingem Porto Alegre. O grupo comandado por Eduardo Coudet deve voltar às atividades na manhã desta quarta. O Inter entrou na nona semana de treinamentos desde o retorno da paralisação do futebol e aguarda a liberação dos treinos coletivos por parte do governo estadual.

Confira a íntegra da nota:

“O Sport Club Internacional comunica que finalizou a bateria de testes no método RT-PCR nesta terça-feira. Informamos que quatro atletas foram detectados com resultado positivo para coronavírus. Todos encontram-se assintomáticos e já estão afastados das atividades. Para retornarem aos treinamentos, os jogadores positivados passarão por novas testagens. O Clube reforça a importância dos protocolos sanitários adotados e que tais medidas de prevenção permitem manter o ambiente saudável no CT Parque Gigante”.