Chuva faz arroio transbordar em Porto Alegre

Motoristas tiveram de abandonar carros na rua Zeferino Dias, na zona Norte

Carro ficou parado no alagamento do Arroio Sarandi, na zona Norte de Porto Alegre | Foto: Guilherme Almeida

Porto Alegre vive nesta terça-feira um dia de transtornos por conta do temporal, que atinge a cidade desde a noite dessa segunda. A manhã foi bastante complicada na circulação do trânsito. O caso mais preocupante foi o transbordamento do arroio Sarandi, na zona Norte da Capital. A chuva forte alagou as ruas Zeferino Dias e Ararás e a avenida Sarandi.

No local, um Fiat Palio, um Ford Ka e um Chevrolet Corsa não conseguiram cruzar a via. Os veículos foram abandonados pelos motoristas. Na rua Ararás, o motorista Rafael Bertoi, que dirigia um Audi, acabou perdendo a placa do veículo. Partindo do bairro Tristeza, na zona Sul, ele buscava atendimento em uma oficina mecânica na zona Norte. Como chovia muito forte na região, o motorista decidiu não arriscar circular no bairro e aguardou pelo chegada do guincho.

No começo da manhã, a EPTC registrou dois pontos de alagamentos com bloqueio total, 11 com bloqueio parcial de faixa e outros dois locais com acúmulo de água. Cinco semáforos apresentaram falha por conta do temporal.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em menos de 12 horas choveu cerca de 70 milímetros na cidade. Esse volume é mais da metade da média histórica para todo mês de junho, que é de 134 milímetros. O acumulado até o final de quarta-feira poderá chegar a 150 mm ou mais em Porto Alegre, segundo a MetSul Meteorologia, e se não alcançar esta marca ficará perto.

A média mensal histórica de junho é a terceira mais alta entre os meses do ano, atrás de agosto e setembro. A chuva volumosa em Porto Alegre decorre de um centro de baixa pressão que dará origem a um intenso ciclone no Atlântico na quarta-feira com rajadas de vento muito fortes (80 km/h a 100 km/h) na Capital.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que realizou atendimento no Arroio Capivara, na avenida Tramandaí. O local estava obstruído por troncos e entulhos, descartados irregularmente nas ruas e margens do arroio. No Arroio Sarandi, estão previstas ações de dragagem em alguns trechos.