Chuva faz arroio transbordar em Porto Alegre

Motoristas tiveram de abandonar carros na rua Zeferino Dias, na zona Norte

Foto: Guilherme Almeida

Porto Alegre vive nesta terça-feira um dia de transtornos por conta do temporal, que atinge a cidade desde a noite dessa segunda. A manhã foi bastante complicada na circulação do trânsito. O caso mais preocupante foi o transbordamento do arroio Sarandi, na zona Norte da Capital. A chuva forte alagou as ruas Zeferino Dias e Ararás e a avenida Sarandi.

No local, um Fiat Palio, um Ford Ka e um Chevrolet Corsa não conseguiram cruzar a via. Os veículos foram abandonados pelos motoristas. Na rua Ararás, o motorista Rafael Bertoi, que dirigia um Audi, acabou perdendo a placa do veículo. Partindo do bairro Tristeza, na zona Sul, ele buscava atendimento em uma oficina mecânica na zona Norte. Como chovia muito forte na região, o motorista decidiu não arriscar circular no bairro e aguardou pelo chegada do guincho.

No começo da manhã, a EPTC registrou dois pontos de alagamentos com bloqueio total, 11 com bloqueio parcial de faixa e outros dois locais com acúmulo de água. Cinco semáforos apresentaram falha por conta do temporal.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em menos de 12 horas choveu cerca de 70 milímetros na cidade. Esse volume é mais da metade da média histórica para todo mês de junho, que é de 134 milímetros. O acumulado até o final de quarta-feira poderá chegar a 150 mm ou mais em Porto Alegre, segundo a MetSul Meteorologia, e se não alcançar esta marca ficará perto.

A média mensal histórica de junho é a terceira mais alta entre os meses do ano, atrás de agosto e setembro. A chuva volumosa em Porto Alegre decorre de um centro de baixa pressão que dará origem a um intenso ciclone no Atlântico na quarta-feira com rajadas de vento muito fortes (80 km/h a 100 km/h) na Capital.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou que realizou atendimento no Arroio Capivara, na avenida Tramandaí. O local estava obstruído por troncos e entulhos, descartados irregularmente nas ruas e margens do arroio. No Arroio Sarandi, estão previstas ações de dragagem em alguns trechos.