Frio avança no RS, com temporais no início da semana

MetSul também alerta para vento forte, ressaca e frio intenso durante a semana

Foto: SMSURB / PMPA / Divulgação

O sol aparece com nuvens em parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, principalmente de manhã, uma vez que a nebulosidade aumenta em todas as regiões no decorrer do dia. Já entre a madrugada e a manhã, chove na metade Oeste e, ao longo desta segunda, com o avanço da instabilidade para o Leste, a chuva alcança todas as áreas até o fim do dia.

Há risco de chuva localmente forte com raios e não se pode afastar o risco de temporais e granizo isolado. O frio predomina no começo do dia, com nevoeiro e geada em pontos isolados, e pelo aumento das nuvens, a temperatura não se eleva muito.

As mínimas devem rondar 2ºC em Santana do Livramento e 1ºC em São José dos Ausentes. Já as máximas não devem passar de 16ºC em Bagé e 17ºC em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros vão oscilar entre 8ºC e 17ºC.

Quatro alertas para a semana: chuva, vento, ressaca e frio 

A MetSul Meteorologia emitiu cinco alertas para a semana. O primeiro é de chuva forte e risco de temporais entre segunda e terça. Um centro de baixa pressão avança e instabiliza o tempo. A baixa pressão vai formar nuvens carregadas com chuva forte e potencial de temporais isolados, sobretudo de granizo. Os volumes serão elevados, sobretudo na metade Norte, perto ou acima de 100 mm em diversas cidades, com marcas de 150 a 200 mm, isoladamente superiores.

O segundo alerta é de vento. A baixa pressão dá origem a um ciclone extratropical junto à costa gaúcha, entre terça e quarta. O vento se intensifica no Rio Grande do Sul a partir de terça e, na quarta, vai ser forte em diversas regiões, muito intenso e com rajadas perto e acima de 100 km/h no Sul e no Leste, o que deve trazer danos e falta de luz. O Sul, todo o litoral, a Lagoa dos Patos e o entorno, e a área de Porto Alegre serão os mais atingidos pelo vento intenso.

Já o terceiro alerta é de ressaca. A grande proximidade do ciclone da costa e o vento intenso vão trazer ressaca do mar que pode ser significativa.

O quarto alerta é de frio. Forte massa de ar polar ingressa na quarta. Há modelos sugerindo neve na área de Ausentes e no Planalto Sul Catarinense na quarta, mas não é alta a probabilidade. O vento forte gera sensação térmica muito baixa na quarta. A segunda metade da semana vai ser muito fria, com mínimas negativas e geada em grande número de cidades.