BM prende 14 e apreende fuzil em operação da zona Sul de Porto Alegre

Moradores de comunidade informaram da tentativa de invasão de membros de uma facção rival na Vila dos Sargentos

Foto: BM/Divulgação

A Brigada Militar precisou montar uma operação às pressas, na manhã deste domingo, para evitar um confronto entre facções rivais em Porto Alegre. PMs receberam a informação de que um dos grupos tinha planos de invadir a Vila dos Sargentos, na zona Sul. Viaturas do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM) foram recebidas a tiros quando chegaram à região. Foi necessário até mesmo o suporte de homens do Batalhão de Aviação, do 1º Batalhão de Polícia de Choque e do 4º Regimento de Polícia Montada. Quatorze homens foram capturados e três adolescentes apreendidos pelas guarnições. Com o bando, os PMs apreenderam um fuzil, uma espingarda calibre 12, três revólveres, duas pistolas, munição e celulares.

De acordo com o comandante do 1º BPM, Leandro Luz, moradores ligaram para o 190, por volta das 10h deste domingo, alertando sobre a iminência da invasão. “Chegamos lá, os homens do 1º Batalhão foram recebidos a tiros no Beco dos Amigos. Logo em seguida acionamos os reforços”, relata. Conforme Luz, a região já é um território conflagrado, ocupado há muito tempo pelo tráfico de drogas. Ninguém ficou ferido. “Geralmente o bando dispara para poder conseguir ter tempo de fugir”, explica.

Luz conta que foi necessário empregar um efetivo de pelo menos 50 policiais para evitar a progressão da ocorrência. “A gente não esperava, mas temos bastante efetivo sempre e ligeirinho conseguimos fazer o cerco. É um local muito fácil de cercar, por que só existe um acesso”, detalha. O policiamento segue reforçado na comunidade.