Covid-19: 185 cidades gaúchas com bandeira vermelha poderão manter regramento mais brando

Gramado é a maior cidade contemplada. Região de Caxias do Sul vai contestar regramento

Após o governo estadual ter atualizado a rodagem das bandeiras de distanciamento controlado, que tingiu com a bandeira vermelha quase metade do mapa do Rio Grande do Sul, 185 das 301 cidades de regiões classificadas de risco alto para o coronavírus poderão adotar o regramento da coloração laranja, mais brando. Isso porque não apresentarem mortes e internações de pacientes do coronavírus, nas ultimas duas semanas. Com isso, 62% municípios de áreas orientadas a endurecer as medidas de isolamento, como o fechamento do comércio e a liberação de apenas serviços essenciais, poderão manter o varejo aberto. Gramado, na Serra, com 37.848 habitantes, é a maior cidade contemplada. Nessa sexta-feira, passou de quatro para nove o número de regiões com bandeira vermelha.

Confira a lista de municípios que poderão aplicar protocolos da bandeira laranja, mesmo em região com classificação vermelha.

Os prefeitos ainda podem recorrer da classificação. A mudança de estratégia entrou em vigor nesta semana. O Palácio Piratini garante que a atualização não ocorreu por pressão politica de prefeitos descontentes com a situação. Por se tratar de uma plataforma inédita, o governo alega que precisa se manter aberto a atualizações a fim de aprimorar as politicas de controle de expansão da Covid-19, priorizando a vida e a segurança, amparando também a encomia gaúcha.

Mesmo tendo atualizado o mapa de controle da doença, na noite passada, o comitê de dados estima que já tenham sido protocolados alguns recursos de prefeitos questionando o regramento. No último final de semana, 30 recursos foram encaminhados ao governo estadual.

Os gestores poderão contestar as medidas apresentando números não computados de leitos para população, por exemplo. Os apontamentos podem ser enviados até as 6h30 de domingo. A divulgação do mapa definitivo vai ser feita durante a tarde de segunda, com a vigência das bandeiras mais restritivas a partir da madrugada de terça. O prefeito de Caxias do Sul já indicou que a região vai recorrer.