A cidade de Porto Alegre confirmou nesta sexta-feira a 75ª morte relacionada ao novo coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vítima é uma mulher, de 54 anos, que estava internada no Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Conforme a Secretaria, a paciente morreu ainda na terça-feira, mas a fatalidade só foi confirmada como sendo de Covid-19 nessa quinta. A mulher estava na Unidade de Tratamento Intensivo desde o último domingo e era ex-tabagista.
🔴 Confirmado 75⁰ óbito de paciente de Porto Alegre com #Coronavirus. Ocorrido em 23/6, notificado em 25/6. Mulher, 54 anos. Internada no Hospital São Lucas da PUC desde 21/05. Em UTI desde 21/06. Ex-tabagista. pic.twitter.com/4X62azMjvK
— Saúde Porto Alegre (@saudepoa) June 26, 2020
Nessa quinta, a prefeitura de Porto Alegre chegou a informar a 75ª morte, dizendo se tratar de um homem, de 66 anos. No entanto, após a investigação do COE/RS, foi verificado que o óbito era de um paciente de Cidreira e que, portanto, foi excluído da contagem referente a Porto Alegre. Ele na realidade passava temporadas na Capital e temporadas no litoral. A contaminação, porém, ocorreu no município litorâneo.
Após investigação do COE RS foi verificado que óbito relatado no tweet abaixo trata de paciente de Cidreira, excluído da contagem de POA. Paciente passava temporadas em POA e temporadas no litoral mas se contaminou em Cidreira, onde estava desde dez/2019https://t.co/totzoE5PMO
— Saúde Porto Alegre (@saudepoa) June 26, 2020
A Prefeitura de Cachoeirinha também confirmou hoje o quarto óbito por Covid-19. Paciente de 52 anos, estava internado em hospital de Porto Alegre com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ao todo, são 344 casos confirmados de coronavírus, seis internados, 181 recuperados e 1.692 testes realizados.
A Prefeitura de Campo Bom divulgou na manhã de hoje a sétima morte por coronavírus. A vítima é uma mulher de 42 anos que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Lauro Reus e faleceu nessa manhã. Ela possuía hipertensão, diabetes e obesidade.
Também nesta sexta-feira, a Prefeitura de Imbé, no litoral Norte, informou o primeiro óbito pelo novo coronavírus. Trata-se de uma mulher, de 65 anos, moradora da cidade e portadora de doença cardíaca crônica e neoplasia de pulmão. O óbito ocorreu na quarta-feira, mas a confirmação foi dada hoje.
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Pimenta, a paciente estava em acompanhamento domiciliar após alta hospitalar de procedimento cirúrgico em hospital de Porto Alegre. Entretanto, ainda com sintomas respiratórios, a mulher retornou para revisão ambulatorial no hospital que fazia acompanhamento, mas apresentou complicações e evoluiu rapidamente para óbito.
Ainda na manhã de hoje, a Prefeitura de Caxias do Sul confirmou o 14º óbito por coronavírus. Trata-se de um idoso de 83 anos que estava internado na UTI no Hospital da Unimed desde o 16 de junho. Ele tinha Parkinson e a causa do óbito foi pneumonia viral devido ao coronavirus. É o primeiro óbito registrado em Instituição de Longa Permanência de Idoso (ILPI) de Caxias do Sul.
Com mais essas cinco mortes, o Rio Grande do Sul passa a contabilizar 527 óbitos por conta da Covid-19. O balanço da Secretaria Estadual segue defasado e cita 500 falecimentos. Em nota publicada no Twitter, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que, excepcionalmente, não conseguiu atualizar nessa quinta-feira os dados referentes a pessoas internadas e a óbitos decorrentes da doença.
Até o momento, o relatório do governo estadual contabiliza 23.060 casos de Covid, mas sem considerar 906 testes positivos de Porto Alegre, o que eleva o total para 23.966. Já o número estimado de recuperados da doença é de 18.446.
A incidência da Covid é hoje de 202,7 infectados a cada 100 mil habitantes, no Rio Grande do Sul. A letalidade aparente é de 2,2%.