Porto Alegre registra a 75ª morte por Covid-19 e total no RS chega a 527

Cerca de 24 mil pessoas se infectaram

Foto: Ricardo Giusti/CP

A cidade de Porto Alegre confirmou nesta sexta-feira a 75ª morte relacionada ao novo coronavírus. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a vítima é uma mulher, de 54 anos, que estava internada no Hospital São Lucas, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Conforme a Secretaria, a paciente morreu ainda na terça-feira, mas a fatalidade só foi confirmada como sendo de Covid-19 nessa quinta. A mulher estava na Unidade de Tratamento Intensivo desde o último domingo e era ex-tabagista.

Nessa quinta, a prefeitura de Porto Alegre chegou a informar a 75ª morte, dizendo se tratar de um homem, de 66 anos. No entanto, após a investigação do COE/RS, foi verificado que o óbito era de um paciente de Cidreira e que, portanto, foi excluído da contagem referente a Porto Alegre. Ele na realidade passava temporadas na Capital e temporadas no litoral. A contaminação, porém, ocorreu no município litorâneo.

A Prefeitura de Cachoeirinha também confirmou hoje o quarto óbito por Covid-19. Paciente de 52 anos, estava internado em hospital de Porto Alegre com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Ao todo, são 344 casos confirmados de coronavírus, seis internados, 181 recuperados e 1.692 testes realizados.

A Prefeitura de Campo Bom divulgou na manhã de hoje a sétima morte por coronavírus. A vítima é uma mulher de 42 anos que estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Lauro Reus e faleceu nessa manhã. Ela possuía hipertensão, diabetes e obesidade.

Também nesta sexta-feira, a Prefeitura de Imbé, no litoral Norte, informou o primeiro óbito pelo novo coronavírus. Trata-se de uma mulher, de 65 anos, moradora da cidade e portadora de doença cardíaca crônica e neoplasia de pulmão. O óbito ocorreu na quarta-feira, mas a confirmação foi dada hoje.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Caroline Pimenta, a paciente estava em acompanhamento domiciliar após alta hospitalar de procedimento cirúrgico em hospital de Porto Alegre. Entretanto, ainda com sintomas respiratórios, a mulher retornou para revisão ambulatorial no hospital que fazia acompanhamento, mas apresentou complicações e evoluiu rapidamente para óbito.

Ainda na manhã de hoje, a Prefeitura de Caxias do Sul confirmou o 14º óbito por coronavírus. Trata-se de um idoso de 83 anos que estava internado na UTI no Hospital da Unimed desde o 16 de junho. Ele tinha Parkinson e a causa do óbito foi pneumonia viral devido ao coronavirus. É o primeiro óbito registrado em Instituição de Longa Permanência de Idoso (ILPI) de Caxias do Sul.

Com mais essas cinco mortes, o Rio Grande do Sul passa a contabilizar 527 óbitos por conta da Covid-19. O balanço da Secretaria Estadual segue defasado e cita 500 falecimentos. Em nota publicada no Twitter, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou que, excepcionalmente, não conseguiu atualizar nessa quinta-feira os dados referentes a pessoas internadas e a óbitos decorrentes da doença.

Até o momento, o relatório do governo estadual contabiliza 23.060 casos de Covid, mas sem considerar 906 testes positivos de Porto Alegre, o que eleva o total para 23.966. Já o número estimado de recuperados da doença é de 18.446.

A incidência da Covid é hoje de 202,7 infectados a cada 100 mil habitantes, no Rio Grande do Sul. A letalidade aparente é de 2,2%.