Caxias do Sul vai recorrer de decisão de retorno à bandeira vermelha no Distanciamento Controlado

Amesne anunciou medida, na noite desta sexta

Foto: Prefeitura de Caxias do Sul / Facebook / Divulgação

Depois de uma semana de bandeira laranja, a região da Serra, incluindo Caxias do Sul, voltou hoje a ser enquadrada na bandeira vermelha do Modelo de Distanciamento Controlado do governo estadual, o que denota risco alto para o novo coronavírus. A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), porém, já anunciou que vai recorrer da decisão dentro do prazo legal.

O prefeito de Caxias do Sul, Flávio Cassina, não ficou satisfeito com a mudança. “Encontramos várias inconsistências nos dados, que não batem com os nossos do Observatório Regional. A Amesne apresenta o recurso em nome da região até domingo”, informou.

Enquanto isso, as regras a serem cumpridas em Caxias do Sul são as da bandeira laranja e dos decretos municipais em vigor.

Já o Sindilojas Caxias informou, em nota, que a decisão pode não ser definitiva porque o município ainda pode recorrer. O documento orienta que os comerciantes aguardem o anúncio definitivo, a ser feito na tarde de segunda-feira.

Se a bandeira vermelha vermelha se mantiver, o comércio vai ter de fechar novamente as portas, a partir da próxima terça. Nesse caso, a região de Caxias só vai conseguir retornar a uma bandeira mais branda se, durante 14 dias, apresentar indicadores compatíveis com essa classificação. Caso o governo reveja a decisão, a bandeira volta a ser laranja e o comércio segue aberto.