Susepe transfere para casa, a partir desta sexta, detentos de Instituto Penal que contraíram Covid em São Leopoldo

66 apenados tiveram resultado positivo em testes rápidos

Foto: Divulgação/Susepe

O titular do 1º Juizado da Vara de Execução Criminal (VEC) Regional de Novo Hamburgo, Carlos Fernando Noschang Júnior, determinou, nesta quinta-feira, que os apenados do Instituto Penal de São Leopoldo sejam transferidos à prisão domiciliar em grupos de 30, depois da confirmação de um surto de coronavírus no local. Conforme a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seapen) e a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), 66 apenados tiveram resultado positivo em testes rápidos para a Covid-19.

Os 116 presos do regime semiaberto começarão a ser transferidos nesta sexta-feira. Com tornozeleiras eletrônicas, os apenados não poderão se afastar da “zona casa”, sob pena de regressão cautelar de regime prisional e imediato encaminhamento a casa prisional de regime fechado. A saída está autorizada apenas para consulta ou tratamento médico, desde que previamente comunicado. A Susepe a Seapen informaram que a fiscalização vai ter apoio da Brigada Militar e da Guarda Civil do Município de Novo Hamburgo.

O Instituto está interditado para o ingresso de novos presos desde quarta-feira. Nos próximos dias, o local passa por um processo de sanitização. Os apenados devem retornar até as 9h do dia 9 de julho.

A assessoria de comunicação da Seapen informou nesta quarta-feira que foram realizados nos presos apenas testes rápidos e que, por esse motivo, ainda são necessárias confirmações complementares.