Opas pede que Brasil aumente número de testes de Covid-19

Com 212 milhões de habitantes, o Brasil acumula 53.830 mortes pela doença

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) pediu nesta quarta-feira ao Brasil, o segundo país no mundo mais afetado pela Covid-19, que aumente o número de testes para detectar a doença, algo que considera fundamental para responder à pandemia.

A entidade sustenta que, apesar de ter feito progressos, o Brasil “ainda não chegou a 10.000 testes para cada milhão de habitantes”. “Portanto, é necessário que aumentem”, disse Marcos Espinal, o diretor de Doenças Transmissíveis da Opas, em entrevista coletiva. Com 212 milhões de habitantes, o Brasil acumula 53.830 mortes e 1.188.631 infecções pelo novo coronavírus, superado apenas pelos Estados Unidos.

Segundo Espinal, os estados de São Paulo e Rio de Janeiro fazem o maior número de testes, mas, devido ao alto número de habitantes, seguem bem abaixo do recomendado para determinar o escopo da circulação do vírus. É “importante” que os testes sejam aumentados para que as autoridades tenham uma ideia da magnitude do surto e “possam tomar decisões rápidas em benefício da população”, disse.

Desde a declaração da pandemia, em março, a Opas, escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), instou a aceleração e expansão da capacidade de teste dos países para melhorar o gerenciamento de surtos de Covid.