Porto Alegre já contabiliza 150 internados em UTIs com sintomas de coronavírus

Hoje, Prefeitura assinou contrato ampliando número de leitos disponíveis na Santa Casa

Foto: Divulgação/GHC

Porto Alegre já contabiliza 111 pessoas internadas em UTIs com quadro positivo para o novo coronavírus e outras 39 com sintomas da doença, esperando o laudo da testagem. A relação envolve três crianças, em estado grave, com suspeita de infecção. Os dois hospitais de referência para o tratamento do novo coronavírus – o Clínicas e o Conceição – respondem por mais de metade das internações: no primeiro, há 45 pacientes com a doença confirmada e seis com suspeita (incluindo uma criança); no segundo, 27 com teste positivo para a Covid e duas crianças com sintomas na UTI infantil.

Entre os pacientes com a doença confirmada, o número de internações cresceu 137,77% em relação a 23 de maio, um mês antes, quando eram 45 nessa situação. Já o total de pacientes com suspeita de Covid-19 cresceu 61,5% no mesmo período, passando de 24 para 39.

A alta da demanda em internações levou a cidade a ser classificada com bandeira vermelha pelos critérios do distanciamento controlado do governo estadual. Além disso, nessa madrugada, o prefeito Nelson Marchezan Jr. publicou um decreto retomando as restrições para o funcionamento de setores como comércio e serviços não essenciais, alimentação, indústria e construção civil.

Porto Alegre conta hoje com 690 leitos disponíveis de UTI adulto e 92 de UTI infantil, totalizando 782. No início da tarde, havia 549 e 64 ocupados, respectivamente, o que soma 613 pacientes. Só aqueles como sintomas ou confirmação de Covid equivalem a 24,5% do total.

Contrato amplia leitos na Santa Casa

Nessa manhã, a Prefeitura de Porto Alegre assinou contrato com a Santa Casa de Misericórdia a fim de iniciar a operação de mais 39 leitos exclusivos para pacientes de Covid-19 atendidos via SUS: 28 de UTI e 11 de internação. Hoje, o complexo hospitalar atende sete pessoas com a doença confirmada e um com suspeita.

O secretário municipal de Saúde, Pablo Stürmer, lembra que desde março a prefeitura trabalha de forma ininterrupta buscando o equilíbrio da rede hospitalar. “Diante da possibilidade de uma escalada, instituições como a Santa Casa se prepararam. Não abriu no início, para não afetar o seu atendimento normal, mas diante da necessidade, está liberando leitos no Hospital Pereira Filho”, esclarece.

O diretor-geral da Santa Casa, Júlio de Matos, disse que a instituição preparou um plano para isolamento de até 80 pessoas. “Recebemos R$ 5,5 milhões de doações de empresas e da dupla Gre-Nal, que nos permitiu equipar essa unidade. Chegamos a um momento agudo, mas perfeitamente administrável. Temos mais 20 leitos em condições de entrar em funcionamento e aguardamos a sinalização da Prefeitura”, contabilizou Matos, lembrando que o cronograma de efetivação (repasses mensais para custear o tratamento do paciente) depende da administração pública.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile