Mundo chega a 9 milhões de casos de coronavírus

Nas últimas 24 horas, mais uma vez planeta bateu recorde de infecções diárias, com mais de 183 mil

Foto: Prefeitura de Novo Hamburgo / Divulgação / CP

O mundo chegou, nesta segunda-feira, à marca de 9 milhões de infectados pelo novo coronavírus, segundo dados da Universidade Johns Hopkins, que acompanha os números de contágios em tempo real.

Os Estados Unidos e o Brasil são os únicos países com mais de um milhão de casos – 2,2 milhões e 1,08 milhão de infecções, respectivamente. A Rússia, em terceiro lugar, soma 591 mil.

O continente americano se tornou o epicentro global do coronavírus em abril, quando o número de casos nos EUA disparou e a América Latina começou a registrar picos da doença. O Brasil é o país mais afetado em toda a América Latina.

Recorde diário e transmissão na África
Nas últimas 24 horas, mais uma vez o mundo bateu recorde de infecções diárias, com mais de 183 mil, em parte em razão do aumento de casos nos Estados Unidos e no Brasil – que na última sexta ultrapassou a marca de 1 milhão de contágios pelo coronavírus.

Também ganha destaque o fato de a África ter superado a Ásia Oriental-Pacífico no número de casos (224 mil), que apesar de ser o local de origem do novo coronavírus atualmente é a região menos afetada no mundo, com 205 mil infecções, contra 4,37 milhões no continente americano e 2,52 milhões na Europa.

Por países, o gráfico dos EUA, que parece entrar em um segundo pico de infecções, e o do Peru, que ultrapassou a Espanha, se posicionando como o sexto mais afetado no mundo pela Covid-19, com mais de 250 mil confirmações.

O Chile, com 242 mil casos e em oitavo lugar, também está perto de ultrapassar a Espanha, que no domingo encerrou o estado de alarme após mais de três meses de confinamento.

Os números mais positivos envolvem os de pacientes recuperados, que atingem cerca de 5 milhões. O número de pacientes em estado grave ou crítico também aumentou nos últimos dias, atualmente em 57 mil.