RS já registra 399 mortes pela Covid-19

Doze foram reportadas após o boletim de ontem da Secretaria Estadual da Saúde

Foto: Guilherme Almeida / CP

Mais cinco mortes registradas no início da tarde desta quinta elevaram para 399 o número de pacientes que não resistiram á Covid-19, desde 24 de março, no Rio Grande do Sul.

Em Alvorada, a Prefeitura reportou o quinto óbito da cidade, de uma moradora de 45 anos, que vivia no bairro Piratini.

Em São Valentim, no Norte gaúcho, morreu um homem de 63 anos, internado no Hospital Santa Terezinha, de Erechim. Ele tinha comorbidades, como insuficiência renal.

Em Camaquã, a Prefeitura confirmou duas mortes, em uma coletiva de imprensa. Um dos pacientes faleceu internado em Rio Grande e o segundo no Hospital Nossa Senhora Aparecida, no município.

Radialista morre no Vale do Taquari

No Vale do Taquari, a Prefeitura de Estrela emitiu nota lamentando o falecimento do radialista Milton Fernando Weizenmann, de 60 anos, ocorrido na manhã desta quinta, no Hospital Estrela, também em razão do novo coronavírus. “A imprensa e o Vale do Taquari perdem um grande profissional, mas acima de tudo um grande ser humano. O Governo Municipal se solidariza com a dor dos familiares, colegas e amigos, diante desta perda irreparável”.

Mortes anteriores

Mais cedo, ao menos quatro cidades registraram mortes relacionadas ao coronavírus.

Em Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou o 59⁰ óbito de paciente: um homem de 81 anos, diabético e hipertenso, que faleceu no Hospital Nossa Senhora da Conceição. Em Canoas, a Prefeitura confirmou a oitava morte desde o início da pandemia, de um homem de 81, internado no Hospital Universitário.

No Hospital Bruno Born, de Lajeado, morreu um homem, de 80 anos, morador de Encantado, município que agora registra quatro mortes. No Norte gaúcho, um indígena caingangue, de 82 anos, da aldeia de Pinhalzinho, no município de Planalto, morreu no Hospital Santo Antônio (HSA), de Tenente Portela. Ele não tinha doenças pré-existentes.

Além das nove nove reportadas mais recentemente, o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde ainda deixa de fora óbitos divulgados ainda ontem em Lindolfo Collor (mulher, 62), Soledade (homem, 51) e Passo Fundo (homem, 49).

Mais de 18 mil se infectaram

O relatório do governo estadual contabiliza, até o momento, 17.128 casos de Covid, mas ainda não considera 834 testes positivos de Porto Alegre, o que eleva o total para 17.962 em 358 municípios desde o início de março. O número estimado de recuperados da doença é de 13.803.

A incidência da Covid é hoje de 150,5 infectados a cada 100 mil habitantes, no Rio Grande do Sul. A letalidade aparente é de 2,3%. Já o índice de ocupação de leitos de UTI, nesta quinta-feira, é de 73,4%, entre pacientes de todas as enfermidades.

Porto Alegre lidera em número de óbitos, com 59, seguida de Passo Fundo (38), Bento Gonçalves (24), Lajeado (21), Sapucaia do Sul (10) e Santa Maria (10). Já as cidades com mais casos confirmados incluem Porto Alegre (2.383), Lajeado (1.545), Passo Fundo (1.280), Bento Gonçalves (810) e Caxias do Sul (467).