Número de internados com Covid em UTIs volta a bater recorde em Porto Alegre

Hospital de Clínicas registra o maior volume de pacientes com a doença

Foto: Maicon Hinrichsen / Secom / Divulgação

As UTIs de Porto Alegre tinham, na tarde deste domingo, 76 pessoas internadas com quadro confirmado de Covid-19. O dado é recorde desde o início da pandemia. Até então, o maior número havia sido de 69, em um mesmo dia. Outras 27 pessoas recebem atendimento com sintomas da doença, mas ainda sem confirmação, em leitos de terapia intensiva.

O Hospital de Clínicas registra o maior volume de pacientes com a Covid confirmada – 30 pessoas -, seguido do Conceição, com 17, e do Moinhos de Vento e Santa Casa, com oito cada. Entre os casos de suspeita de coronavírus, oito envolvem pacientes internados no Conceição e seis no Moinhos de Vento.

O índice de ocupação de leitos de UTI é de 77,12% na cidade. De um total de 612, há nove bloqueados e 472 ocupados, 103 deles por pacientes com sintomas de Covid.

O percentual de vagas preenchidas em UTIs é um dos indicadores que levou o prefeito Nelson Marchezan Jr. a anunciar um decreto que volta a fechar o comércio não-essencial em shoppings e a fechar lojas de rua com faturamento anual igual ou superior a R$ 360 mil, a partir desta segunda-feira. Já o horário de funcionamento de bares fica limitado, até as 22h, e as academias só poderão, novamente, receber um aluno por vez.

Até a tarde deste domingo, Porto Alegre tinha 53 óbitos e 2.122 casos confirmados de coronavírus, com 838 pessoas recuperadas dos sintomas da Covid-19.