Sobe para 315 total de mortes pelo novo coronavírus no RS

Cinco cidades confirmaram óbitos pela doença na manhã desta quarta-feira

Foto: Ricardo Giusti / CP Memória

Ao menos cinco cidades gaúchas confirmaram novos óbitos em decorrência da Covid-19 na manhã desta quarta-feira. Os falecimentos foram confirmados nos municípios de Esteio, São Gabriel, Garibaldi, Giruá e Lajeado. Com isso, o Rio Grande do Sul passa a contabilizar 315 mortes pela doença desde o início da pandemia.

Em Esteio, a prefeitura confirmou a segunda morte pela doença. Trata-se de uma idosa de 75 anos que era residente de uma instituição de longa permanência para idosos. Ela possuía histórico de doenças pulmonares e insuficiência cardíaca.

Em São Gabriel, a vítima é um homem de 75 anos que sofreu um AVC e estava hospitalizado em isolamento na Santa Casa da cidade. Esse é o quinto óbito pelo novo coronavírus em São Gabriel.

Na cidade de Garibaldi, a prefeitura informou o falecimento da quinta vítima acometida pela Covid-19 no município. A paciente, de 64 anos de idade, estava internada na UTI do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Ela estava internada desde o último sábado, dia 6, quando foi diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva. Na segunda-feira, dia 8, foi confirmado o caso de Covid-19.

Em Giruá, a prefeitura comunicou o segundo óbito por Covid-19. O paciente estava internado no município de Cruz Alta. Trata-se de um idoso de 62 anos de idade, que apresentava algumas comorbidades e acabou não resistindo a doença.

No município de Lajeado, o Hospital Bruno Born informou a morte de um homem de 72 anos, que ocorreu nesta manhã. A vítima estava internada desde o dia 25 de abril.

O boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem pela Secretaria Estadual da Saúde contabilizava 302 mortes. O levantamento do governo do Estado, porém, ainda não contabiliza 13 fatalidades: as mais recente em Esteio, São Gabriel, Garibaldi, Giruá e Lajeado. Além de duas de Porto Alegre (homens, de 49 e 60 anos) e as demais em Sapucaia do Sul (homem, de 79), São Leopoldo (homem, de 56), Santa Maria (homem, de 76), Alegrete (homem, de 70), Gravataí (mulher, de 61) e Viadutos (mulher, de 83), essa última reportada ainda na semana passada.

O boletim estadual soma ainda 12.802 casos confirmados, mas ainda deixa de fora os 608 testes mais recentes reportados pela Secretaria da Saúde de Porto Alegre. Com isso, o número total de casos de Covid sobe para 13.410 em 331 municípios gaúchos. O relatório estima que 10.410 pacientes já tenham se curado da doença.