Justiça suspende por 14 dias atividades de planta da JBS em Caxias

Sede da JBS, no bairro de Ana Rech, em Caxias do Sul | Foto: Reprodução/Google Street View
Sede da JBS, no bairro de Ana Rech, em Caxias do Sul | Foto: Reprodução/Google Street View

A 6ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul suspendeu as atividades de um frigorífico da JBS, no bairro Ana Rech. A decisão do juiz Marcelo Silva Porto atende aos pedidos do Ministério Público do Trabalho. A planta ficará interditada por 14 dias. Autoridades de Saúde do município da Serra relataram um surto de Covid-19 na empresa. No meio da semana, eram 21 trabalhadores, ao menos, com diagnóstico positivo para a doença. Dois deles precisaram ser internados.

De acordo com o despacho judicial, a JBS deverá fornecer prontuários e exames dos funcionários ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). O órgão é um dos responsáveis pelas inspeções na empresa. O frigorífico também será obrigado a afastar trabalhadores em grupos de risco e realizar testes para detecção da doença na mão de obra.

Irregularidades na JBS

As irregularidades apontadas no processo são observadas, pelo menos, desde março. A JBS não cumpria os protocolos corretos no fornecimento de máscaras, higiene de banheiros e bebedouros, condições do refeitório, distancia entre postos de trabalho, ausência de exaustores e aglomerações em diversos pontos da sede, horários de escala, transporte de funcionários e condições de vestiários. Além disso, a companhia não procedeu da maneira correta diante de casos suspeitos ou confirmados da doença.

Provas documentais registram irregularidades na JBS | Foto: Reprodução/MPT
Provas documentais registram irregularidades na JBS | Foto: Reprodução/MPT

A Justiça do Trabalho ainda marcou uma inspeção na unidade da JBS em Caxias do Sul. No dia 10 de junho, um perito vai verificar as alterações promovidas pela empresa a fim de cumprir as determinações judiciais. O especialista deverá produzir um relatório constatando a situação da planta frigorífica.

Os MPs do Trabalho e Estadual, o Cerest/Serra, a Secretaria Municipal da Saúde, a Vigilância Sanitária e auditores fiscais do Trabalho poderão acompanhar a vistoria. Em caso de irregularidades, a JBS terá 10 dias para se readequar. A empresa informou que não comenta sobre processos judiciais em andamento. A companhia reitera que tem como objetivo prioritário a saúde de seus colaboradores e ressalta que desde o início dessa pandemia tem adotado um rígido protocolo de prevenção contra a Covid-19 na sua unidade de Caxias Sul e em todas as suas plantas no Brasil.