Prefeitura de Porto Alegre notifica comércio a desativar túneis de desinfecção humana

Anvisa adverte que a prática de borrifação de produtos químicos pode causar lesões dérmicas, respiratórias, alérgicas e oculares

Foto: SMS/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre notificou estabelecimentos comerciais para que suspendam o uso de túneis de desinfecção de pessoas. Em ação das equipes da Vigilância em Saúde, na quinta, os locais foram orientados a fornecer laudos que comprovem a eficácia dos produtos químicos desinfetantes em uso nas cabines. Os locais também devem detalhar a toxicidade desses agentes químicos em contato direto com a pele e mucosas, e em caso de inalação.

Segundo o gerente da unidade de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, Marcelo Páscoa, a ação ocorreu a pedido do Ministério Público Estadual e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nota Técnica nº 51 da Anvisa – que trata da desinfecção de pessoas em ambientes públicos e hospitais durante a pandemia de Covid-19 -, adverte que a prática de borrifação de produtos sobre seres humanos pode causar lesões dérmicas, respiratórias, alérgicas e oculares.