Porto Alegre já teve nove surtos de Covid, com 77 contaminações

De acordo com a Prefeitura, só um é considerado encerrado

Foto: Anselmo Cunha / PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou, nesta sexta-feira, que acompanha nove surtos de Covid-19. Do total, um já é considerado encerrado, quando já se passaram 14 dias sem a confirmação de um caso novo.

Nos nove locais, um deles um órgão público que não teve o nome revelado, e os demais hospitais, clínicas e serviços de saúde, os surtos envolveram 264 pessoas. Dessas, 255 foram testadas até o momento, sendo 58 usuários e 197 profissionais de saúde.

Entre os profissionais, 55 tiveram exame PCR positivo para Covid-19 e oito em testes rápidos e, entre os usuários, 11 deram positivo em PCR e três em testes rápidos, o que resultou em 77 contaminações. Dos profissionais de saúde, 82 foram afastados das atividades.

Desde o início da pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde verifica as suspeitas de surto, quando mais de dois casos ocorrem simultaneamente no local.

Em reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da prefeitura, nesta sexta, as equipes técnicas apresentaram a situação dos monitorados e, na segunda-feira, o grupo deve se reunir com representantes de instituições hospitalares. O objetivo é formular ações conjuntas para conter esse tipo de ocorrência.