PGR denuncia líder do Centrão Arthur Lira por propina de R$ 1,6 milhão

Deputado se coloca, nos bastidores, como pré-candidato a presidência da Câmara

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou, nesta sexta-feira, denúncia sobre o deputado federal Arthur Lira (PP-AL), um dos principais parlamentares do chamado centrão. De acordo com o órgão, Lira é acusado de corrupção passiva por ter recebido cerca de R$ 1,6 milhão de uma construtora em troca de apoio do PP para a permanência de Paulo Roberto Costa como diretor da Petrobras. A denúncia é decorrente da operação Lava Jato.

A denúncia, encaminhada para o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda vai ser analisada – o relator é o ministro Edson Fachin. Procurado pela reportagem, o deputado ainda não se pronunciou. O espaço está aberto para manifestação.

Lira é uma das principais lideranças do Centrão, bloco parlamentar formado, informalmente, por PP, PL, PSD, MDB, DEM, PTB, Avante, Pros e Solidariedade – nem todos admitem a integração. No terceiro mandato como deputado federal (2011-2015, 2015-2019 e 2019-2023), Lira se coloca, nos bastidores, como pré-candidato a presidência da Câmara.