Covid-19: Bia Kicis chama de ‘mentira’ informação de que Brasil é o 3º do mundo em mortes

Alvo de inquérito das fake News, deputada questionou forma de divulgação de óbitos pela doença, atacou CMPI e disse que protestos com tochas e máscaras em frente ao STF se basearam em passagem bíblica

Deputada federal Bia Kicis (PSL-DF). Foto: Divulgação

Alvo de inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal (STF), a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) questionou a forma como vêm sendo divulgados os números totais apontando 34 mil mortes no país em decorrência da Covid-19. Nessa quinta-feira, após registrar 1.473 óbitos em 24 horas, o Brasil passou a Itália e é o 3º com mais vítimas no planeta.

“É outra mentira dizer que o Brasil é o terceiro país em mortes. São meias verdades, que foram uma mentira. O Brasil em números absolutos pode ser o 3°, mas em números relativos é o 14° país em mortes. Você não pode comparar a população do Brasil com a de um país pequeno como Peru ou Costa Rica. Em números absolutos é evidente que vai morrer mais gente no Brasil do que em países menores. Mas relativamente o país é 14° e o 2° em cura”, disse. Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro já havia questionado a forma de divulgação dos números relacionados ao coronavírus.

Em entrevista ao Esfera Pública, da Rádio Guaíba, Bia Kicis garantiu que não compartilha fake news. Sem ser oficiada, a deputada ainda não prestou esclarecimentos à Polícia Federal. “Eu não faço fake news. Sou uma parlamentar e tenho imunidade para me manifestar nas redes. Ainda não prestei depoimento, pois não tive acesso aos autos. Isso é uma garantia para qualquer pessoa. Este inquérito é absolutamente ilegal, onde há um juiz acusador e julgador”, frisou.

Ainda sobre as fake news, a deputada considerou que os elementos embasados pelo STF para levar adiante a investigação vieram de uma CMPI “fajuta” realizada no Congresso. “Esta CPMI é fajuta e cheia de mentiras. Foi embasada em depoimentos do (Alexandre) Frota e da Joice (Hasselmann). Essa CPMI é uma falácia. Eu falei na cara do Frota que ele é a personificação das fake news. A Joice é uma grande inimiga, que ninguém no PSL suporta mais. As atitudes dela contra o presidente visam dar subsídios para um processo de cassação”, ressaltou.

Bia Kicis também defendeu os protestos realizados em defesa de Bolsonaro e criticou os atos antifascismo. Além disso, a deputada avalizou a manifestação encabeçada por Sara Winter, líder do grupo 300, que protestou em frente do STF com tochas e máscaras, ao afirmar que o ato teve cunho religioso. “Eu não tenho ligação direta com ela (Sara), mas esse protesto foi embasado em uma passagem bíblica. Você pode gostar ou não da manifestação dela, mas ela não esta causando dano a ninguém”, defendeu. “Os ‘Antifas’ são carniceiros, são criminosos, eles não respeitam ninguém. Querem o caos”, emendou.