Terceira morte pela Covid em São Gabriel eleva a 270 total de óbitos no RS

Número de casos chega a pelo menos 11.550, em 312 cidades

Foto: Alina Souza/CP

Em um vídeo postado no Facebook, o secretário municipal da Saúde de São Gabriel, na fronteira Oeste, confirmou hoje o terceiro óbito de um morador infectados pelo coronavírus na cidade. Ricardo Coirolo informou que, “para evitar especulações”, a Prefeitura não vai mais identificar sexo e idade das vítimas da doença. Desde 24 de março, o Rio Grande do Sul já registra 270 mortes e pelo menos 11.550 casos de Covid-19, em 312 cidades.

“Temos que ter em mente a importância de nos cuidarmos. Estamos com pacientes e mais pacientes chegando ao hospital, exames positivando e o vírus chegando inclusive ao interior da cidade. Não estamos criando factoides”, alertou Coirolo.

Mais cedo, sete mortes haviam sido confirmadas pela Secretaria Estadual da Saúde, nesta quinta-feira. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado no fim da tarde, pacientes em Bento Gonçalves (mulher, 59 anos), Marau (homem, 73 anos) e Vacaria (homem, 97 anos) não resistiram ao coronavírus. Também foram incluídos no relatório óbitos que já haviam sido confirmados pelas prefeituras de Encantado (homem, 82 anos), Passo Fundo (homem, 75 anos), Porto Alegre (homem, 91 anos) e São Sebastião do Caí (homem, 65 anos).

O boletim oficializa 265 óbitos, com cinco ainda pendentes, incluindo o de São Gabriel. Durante a quinta, as prefeituras de Porto Alegre (mulher, 88 anos), Santa Maria (mulher, 66 anos) e Seberi (homem, 67 anos) relataram fatalidades. Viadutos (mulher, 83 anos) confirmou uma morte na quarta, também ainda não incluída no mapa estadual.

Em número de casos confirmados, a defasagem em relação a Porto Alegre persiste, embora tenha diminuído. O boletim estadual cita 11.010 infectados, sendo 949 na capital. Já a Secretaria Municipal da Saúde contabiliza 1.489. O governo estadual calcula, ainda, que 8.160 pessoas já se curaram.

A letalidade da Covid no RS é de 2,4 a cada 100 mil habitantes. Já a incidência chega a 97,9 a cada 100 mil. A ocupação de leitos de UTI, na tarde de hoje, era de 72,9%.