RS já teve 64 surtos associados à Covid-19

Quase 3 mil pessoas adoeceram nessas situações

Foto: Divulgação / BRF

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul (SES) já contabiliza 64 surtos de síndrome gripal associadas à Covid-19 desde o início da pandemia. O levantamento considera os casos em instituições fechadas, como os registrados em frigoríficos, em maioria.

De acordo com a SES, os surtos ocasionaram pelo menos 2.954 casos de Covid-19. Dois deles ainda não tiveram dados informados e, por isso, o número pode ser maior. Das pessoas que se contaminaram a partir desses surtos, 18 faleceram – sete delas em Lajeado.

Os estabelecimentos foram divididos em três categorias, conforme a atividade principal. A primeira envolve indústrias destinadas à fabricação de produtos alimentícios (frigoríficos e laticínios); a segunda contempla atividades industriais, comerciais, econômicas e administrativas, e a terceira, instituições de saúde humana e administração pública, como lares de idosos e penitenciárias, por exemplo.

Ainda conforme a pasta, desses 64 surtos, 11 foram considerados encerrados e 53 seguem em investigação.

Na primeira categoria, há 23 surtos em investigação, o que soma mais de 24 mil trabalhadores expostos, com mais de 2 mil com diagnóstico positivo para Covid-19. É a categoria que mais registra casos, sobretudo na Serra, em cidades como Garibaldi, Carlos Barbosa, Caxias do Sul e Farroupilha.

Na categoria dois, houve 19 surtos notificados e, na terceira, 11. Somando as duas, foram quase 8 mil pessoas expostas e mais de 300 diagnósticos positivos para Covid-19.