Pandemia põe em risco realização do Acampamento Farroupilha

Edição, se confirmada, deve ter outro formato, antecipa MTG

Foto: Ricardo Stricher / PMPA

Em função da pandemia de coronavírus, as comemorações da Semana Farroupilha em todo Rio Grande do Sul vão sofrer alterações. Em Porto Alegre, a crise sanitária ameaça a instalação do Acampamento Farroupilha, no Parque da Harmonia. Tradicionalmente, os festejos farroupilhas reúnem milhares de visitantes, provocando aglomerações, dentro e fora do parque.

Conforme o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), a última edição contabilizou mais de um milhão de visitantes durante as duas semanas de festividades. Vice-presidente de Administração e Finanças e presidente da Comissão dos Festejos Farroupilhas Estaduais do MTG, César Oliveira explicou, em entrevista para o Correio do Povo, que os cuidados para evitar a disseminação do coronavírus, a necessidade de reorganização do espaço e a elaboração de protocolos de higiene devem ser levados em conta caso a instalação do acampamento se confirme.

De acordo com Oliveira, na próxima semana a comissão se reúne para elaborar as diretrizes de um plano de ação para garantir a realização do evento. Ele antecipa, no entanto, que mesmo que saia do papel, a edição do acampamento em 2020 vai ser diferente das anteriores. “Se acontecer, vai ser em outro formato”, garante.

Apesar das restrições e do cenário de incertezas, Oliveira descarta transferir a data dos festejos, uma vez que a comemoração de 20 de setembro carrega um ‘simbolismo’ para o povo gaúcho. “Por um bom tempo as coisas não vão ser do mesmo jeito, tudo vai mudar… Mas não temos como mudar a data do evento”, pondera.

*Com informações do repórter Felipe Samuel/Correio do Povo