ONU pede vacina acessível a todos contra o coronavírus

Reunião da organização arrecadou 8,8 bilhões de dólares para que imunização prossiga contra sarampo, poliomelite e febre tifoide, entre outras enfermidades

Rovena Rosa/Agência Brasil

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, pediu nesta quinta-feira uma “vacina do povo” contra o coronavírus que, uma vez desenvolvida, deve estar disponível para todos no planeta. De acordo com a Agência France Presse (AFP), a declaração ocorreu durante uma reunião virtual internacional que arrecadou 8,8 bilhões de dólares para a Aliança para a Vacina (GAVI).

“Uma vacina contra a Covid-19 deve ser vista como um bem público mundial, uma vacina para o povo”, afirmou o português, em uma mensagem de vídeo, na qual destacou que muitos líderes mundiais se declararam a favor da ideia.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que não participou da reunião ao vivo, enviou um discurso gravado em que lembra que, sem fronteiras, o coronavírus “não discrimina”. “É ruim, é nojento, mas vamos lidar com isso juntos”, acrescentou.

Com a participação de mais de 50 países e de cerca de 35 chefes de estado e de governo, a cúpula previa arrecadar 7,4 bilhões de dólares (6,6 bilhões de euros) para que a GAVI possa manter as campanhas mundiais de vacinação contra doenças como sarampo, poliomielite e febre tifoide, interrompidas pela pandemia de Covid-19.

O Reino Unido é o maior contribuinte, com 1,65 bilhão de libras (1,85 bilhão de euros, 2,08 bilhões de dólares) prometidos para o período 2021-2025, seguido pela Fundação Gates com 1,6 bilhão de dólares. Os Estados Unidos prometeram 1,1 bilhões de dólares.