George Floyd é homenageado em cerimônia funeral em Mineápolis

Assassinato gerou uma série de protestos nos Estados Unidos

Foto: Reprodução / Twitter

Centenas de pessoas homenagearam George Floyd, o homem negro cuja morte sob custódia da polícia em Mineápolis levou a uma onda de protestos nos Estados Unidos, provocando um debate sobre racismo e justiça, desde o início da semana passada. O funeral ocorreu nesta quinta-feira.

Philonise Floyd, irmão de Floyd, disse na cerimônia, na Universidade Central North, em Minnesota, que a família era pobre e que George lavava as meias e roupas da família na pia e as secava no forno, pois eles não tinham secadora.

“É louco, cara, todas essas pessoas vieram ver meu irmão, é incrível como ele tocou tantos corações”, disse Philonise, que vestia um terno escuro e um broche com uma foto de George e as palavras “Eu não consigo respirar” na lapela.

A morte de George Floyd, em 25 de março, se tornou o último episódio de brutalidade policial contra afro-americanos, levando a questão do racismo para o topo da agenda política antes das eleições presidenciais norte-americanas de 3 de novembro.

Demitido do departamento de polícia de Mineápolis, o agente Derek Chauvin, de 44 anos, é acusado de assassinato em segundo grau após ter sido filmado em um vídeo que viralizou se ajoelhando sobre o pescoço de Floyd por quase nove minutos enquanto Floyd gemia repetidas vezes: “Por favor, eu não consigo respirar”.

A polícia disse suspeitar que Floyd, de 46 anos, havia usando uma nota falsa para comprar cigarro.

Uma imensa multidão desafiou os toques de recolher e tomou as ruas de cidades por todo o país por nove noites em protestos por vezes violentos que levaram o presidente Donald Trump a ameaçar enviar as Forças Armadas para conter os manifestantes.

Ben Crump, advogado da família de Floyd, disse no serviço memorial que a polícia agiu com maldade.

Nas últimas horas, promotores apresentaram novas acusações contra os quatro policiais de Mineápolis envolvidos na morte de Floyd.

Fiança

Nesta quinta, os três policiais acusados de cumplicidade na morte de Floyd apareceram em um tribunal. A justiça fixou fiança de um milhão de dólares, podendo ser reduzida para 750 mil se eles aceitarem condições, como a entrega de armas de fogo pessoais.

Na cidade de Nova York, atingida por saques e vandalismo durante os protestos, milhares de pessoas participaram de um evento memorial em um parque no Brooklyn para Floyd.