Em meio à pandemia, Hemocentro do RS está com baixo estoque de sangue

Complexo abastece 42 casas de saúde, como o Hospital de Pronto Socorro (HPS) de Porto Alegre

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal da Saúde

O Hemocentro do Rio Grande do Sul está com baixo estoque de bolsas de sangue. Desde o início da pandemia de coronavírus, as doações tiveram significativa redução, principalmente no mês de março. Conforme a responsável pela captação de doadores de sangue do Hemocentro, Gesiane Almansa, campanhas de incentivo auxiliaram no leve aumento das doações, mas o número ainda é muito abaixo do necessário.

“A gente precisa novamente chamar as pessoas e ratificar sobre a importância da doação de sangue, que deve ser sistemática e contínua”, disse Gesiane. As plaquetas, por exemplo, que são mais utilizadas por pessoas com câncer, perdem validade em apenas cinco dias.

Ainda segundo Gesiane, o hemocentro abastece 42 casas de saúde, como o Hospital de Pronto Socorro (HPS) e hospitais neonatais, o que também amplia a necessidade de doação diária. Para evitar aglomerações, o Hemocentro trabalha com agendamentos, que podem ser feitos pelo telefone (51) 3336-6755 ou pelo WhatsApp (51) 98405-4260. O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 3722, em Porto Alegre.

Um dos hospitais com baixo estoque de sangue é o da Brigada Militar em Porto Alegre. No Twitter, a BM postou um chamamento: “Convidamos você a doar sangue! É um gesto de amor que não custa nada! A doação pode ser feita no Hemocentro de POA, informando que a doação é para o Hospital da BM”.