Após obras na Ponte do Guaíba, içamento do vão móvel volta a funcionar

Obras emergenciais foram executadas pela empresa proprietária da embarcação responsável pela colisão em um dos pilares

Foto: Guilherme Almeida

Os içamentos do vão móvel da Ponte do Guaíba voltaram a funcionar no começo da tarde desta quinta-feira. As obras de recuperação emergencial de um dos pilares de sustentação da estrutura foram encaminhadas para teste final após a realização de todas as avaliações na estrutura.

Na manhã de hoje, os técnicos realizaram o teste de içamento, que transcorreu normalmente, finalizando todo o processo necessário. As obras emergenciais foram executadas pela empresa proprietária da embarcação responsável pela colisão em um dos pilares do vão móvel, e foram concluídas com quatro dias de antecedência da previsão inicial.

A CCR ViaSul, responsável pela operação da Ponte do Guaíba, acompanhou e fiscalizou a execução do reparo. Para adiantar ao máximo o prazo de término das obras e retorno da normalidade nos içamentos do vão móvel, os serviços de recuperação no pilar foram feitos 24 horas por dia. O prazo inicial previsto era de dez dias, porém, devido aos esforços feitos para a redução da estimativa, os trabalhos puderam ser encerrados antes.

Os reparos foram feitos por conta da colisão de uma embarcação em um dos pilares do vão móvel, o que danificou a estrutura, causando a suspensão dos içamentos para passagem de embarcações.