Veto de Bolsonaro a uso de fundo bilionário para combate à Covid surpreende Rodrigo Maia

Decisão envolve destinação de R$ 8,6 bilhões a medidas de combate à pandemia

Foto: Maryanna Oliveira / Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou nesta quarta-feira ter sido surpreendido pela decisão do presidente Jair Bolsonaro de vetar o uso de R$ 8,6 bilhões, do Fundo de Reservas Monetárias (FRM), no combate à pandemia do novo coronavírus. O texto havia sido aprovado pelo Congresso Nacional em maio.

“A impressão que eu tive, na hora da votação, é que existia um acordo do governo com os parlamentares para votar a matéria destinando aqueles recursos. Tanto que eles tinham colocado um artigo que nós retiramos, que isso tinha que estar vinculado ao fim do isolamento”, disse o deputado.

Em decisão publicada hoje, no Diário Oficial da União, o presidente da República veta a destinação dos recursos para medidas de enfrentamento aos impactos da crise sanitária, aprovada pelo Legislativo após a extinção do fundo. À época da votação, havia “grande consenso” entre os parlamentares em relação à proposta.

O Congresso deve analisar a decisão do presidente Bolsonaro, mas ainda não há previsão de quando o veto vai ser incluído na pauta. Câmara e Senado Federal podem decidir, entretanto, se mantém ou não o veto.