Prefeitura pode incluir cursos e feiras livres em mais uma etapa de reabertura em Porto Alegre

Decisão depende da evolução de casos de Covid-19

Foto: Alina Souza/CP

A Prefeitura de Porto Alegre estuda para a próxima semana a liberação de outros setores da atividade econômica. A medida só vai ocorrer se os casos de coronavírus não tiverem aumento fora do previsto. Existe a possibilidade de permissão de cursos livres – idiomas, dança e artes -, feiras livres – principalmente de artesanato – e a retirada da restrição do horário da construção civil, que hoje só pode funcionar das 9h às 16h.

O secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Bruno Miragem, explica que seguirão fechados os estabelecimentos de ensino público e privado, das creches às universidades, eventos e centros culturais, cinemas, casas noturnas e de shows, boates e similares, teatros, clubes sociais, saunas e parques de diversão. “Com relação a esses setores ainda não temos previsão de liberação”, ressaltou.

Miragem lembrou que, em 23 de abril, a prefeitura já havia autorizado o reinício das atividades da construção civil e, em 24 de abril, as da indústria. Em 5 de maio, a prefeitura liberou a retomada controlada de microempreendedores e pequenas empresas com faturamento anual de até R$ 360 mil. “Com uma maior circulação de pessoas na cidade em função da liberação de alguns estabelecimentos comerciais, estamos monitorando a questão do contágio da doença”, explicou.

No dia 22 de junho, a prefeitura liberou a reabertura dos shopping centers de Porto Alegre. Também foram liberados centros comerciais e galerias, restaurantes, igrejas e templos, equipamentos culturais e empresas dos setores de comércio e serviços.

A prefeitura já fiscalizou mais de dez mil estabelecimentos para conferir o cumprimento das normas relacionadas ao coronavírus. Ao todo, foram 10.046 comércios, indústrias e serviços verificados desde o dia 31 de março. Dos locais averiguados até o momento, 200 sofreram interdição. Em relação a obras, foram 296 vistorias e 19 interdições.