Fiergs revela queda recorde de 13,2% na atividade industrial gaúcha

Entidade reconhece, ao analisar o quadro, que retorno a níveis anteriores aos da pandemia tende a a ser 'muito lento”

Feira de negócios na Fiergs é um dos eventos-teste marcados para ocorrer em Porto Alegre | Foto: Reprodução/Facebook
Foto: Reprodução/Facebook

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) divulgou, nesta quarta-feira, que o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS) caiu 13,2% no mês de abril. Em março, o recuo já havia sido 10,3% ante o mês anterior. Os dois recordes negativos seguidos levaram a atividade industrial, pelo segundo mês seguido, ao menor patamar da série dessazonalizada (desde 2003).

Segundo o presidente da Fiergs, Gilberto Petry, os choques provocados pela pandemia de coronavírus já tiveram reflexo na indústria gaúcha em março, em meio às medidas de isolamento. “Em abril, em sua totalidade, os efeitos das medidas sobre o setor se intensificaram, com os indicadores industriais mostrando um novo quadro de patamares recordes e declínios sem precedentes em velocidade e intensidade, apesar das políticas de estímulo do governo”, disse Petry.

A Fiergs salienta que todos os indicadores que compõem o IDI-RS despencaram em abril em relação ao mês anterior. Apresentaram recordes de queda e nível, o faturamento real (-23,1%), as compras industriais (-25,8%), a utilização da capacidade instalada-UCI (-8,2 pontos percentuais e grau médio de 67,2%) e o emprego (-3,2%).

As horas trabalhadas na produção também recuaram ao menor patamar da série e a queda em abril chegou a 13,7%. Já a massa salarial real mostrou retração inédita, de 10,5%.

Na comparação com abril de 2019, a queda do IDI-RS é ainda maior, recorde histórico: 23,1%.

Petry reconhece, ao analisar o quadro, que o retorno a níveis anteriores aos da pandemia tende a a ser ‘muito lento”.

Quadrimestre
De acordo com a Fiergs, no acumulado do primeiro quadrimestre de 2020, a atividade industrial gaúcha fechou com recuo de 8,5% ante o mesmo período do ano passado. Quatorze dos 17 setores analisados tiveram perdas nos quatro primeiros meses do ano.