Estrutura do sistema de saúde do RS garante o combate ao Covid-19

Sistema de Saúde Único é de excelência no Rio Grande do Sul e os números da pandemia no RS, quando comparados com os do país, comprovam

Foto: Ricardo Giusti/CP
Foto: Ricardo Giusti/CP

“Por mais que não se tenha uma cura ainda para a doença (o coronavírus), nós temos estrutura para cuidar dos doentes”, garante a chefe do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Moinhos de Vento, Roselaine Pinheiro de Oliveira, visando tranquilizar a população gaúcha. Segundo a médica, “o Rio Grande do Sul, especialmente Porto Alegre, está bem, com bons números, porque possui um sistema de saúde muito bem organizado”.

A preparação para lidar com a pandemia na capital gaúcha começou em fevereiro e essa antecipação nos cuidados possibilitou o treinamento dos profissionais e a criação ágil de novos leitos para o tratamento específico da Covid-19. Em sua participação no Direto Ao Ponto, da Rádio Guaíba, na manhã desta quarta-feira (03), Roselaine lamentou a falta de confiança nos profissionais da saúde, após a divulgação de diversas Fake News sobre o tema. “As pessoas precisam confiar nos médicos. Muitos acham que há um benefício financeiro nisso, mas esquecem que os enfermeiros, médicos e técnicos também ficam doentes”

Sobre as questões políticas que envolvem a área sanitária nacional, a médica ressaltou que “sempre existiu um cunho político no combate do coronavírus e que é questionado pela comunidade científica de forma geral”, mas que “o objetivo do médico é salvar a vida do paciente e não ter a razão”. A especialista ainda esclareceu que o Ministério da Saúde pode “dar um norte” para o tratamento da doença, mas “não a curativa”, porque cada paciente precisa passar por uma análise clínica profunda de um profissional da saúde.

A médica finalizou sua participação no programa afirmando que não pode haver flexibilização nos cuidados individuais das pessoas apesar dos números não serem como os de outras regiões do país, como Norte e Nordeste. “Ainda é preciso manter todos os cuidados em relação à prevenção” porque a “vigilância e disciplina” são essenciais.