Prefeitura de Porto Alegre lança ambiente virtual com conteúdos e atividades escolares

Ferramenta continuará sendo utilizada após a pandemia do novo coronavírus

Uma plataforma online irá auxiliar pais, alunos e professores da rede pública de ensino municipal a retomarem de forma remota as atividades escolares em Porto Alegre. A ferramenta servirá para minimizar as dificuldades e os impactos nesses mais de três meses sem aulas na cidade.

O acesso será pelos aplicativos Córtex Aluno e Córtex Professor, ambos gratuitos e disponíveis nos sistemas Android, IOS e também por desktop. A prefeitura irá custear o acesso dos alunos à plataforma via celular. O investimento é de R$ 1,23 por aluno ao mês, sendo totalmente custeado por meio de doação do empresário Jorge Gerdau Johannpeter.

A fase de implantação ocorre com orientação para as direções das escolas, capacitação dos professores, adesão das famílias às plataformas, instruções sobre as plataformas de conteúdo e por fim o início do uso pelos alunos e professores. A fase inicial começa com o alcance de 13,5 mil alunos do 6° ao 9° ano, incluindo duas escolas da rede comunitária. De acordo com o executivo, após a pandemia, cerca de 34,5 mil alunos das 56 escolas municipais de ensino fundamental e de duas escolas comunitárias de educação básica serão beneficiados.

Na avaliação socioeconômica realizada pela prefeitura, 97% do público que utiliza a rede pública de ensino tem ao menos um aparelho celular. A validação das atividades propostas nesse novo sistema passará por critérios podendo, inclusive, turmas e alunos terem que retomar atividades após a pandemia.

Segundo o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, a ferramenta seguirá sendo utilizada com o retorno das atividades presenciais após a pandemia de coronavírus. Na avaliação do secretário, o instrumento vai fortalecer a aprendizagem e, principalmente, a relação aluno e professor. “Nós precisávamos de uma plataforma que tornasse essa relação professor e aluno transparente para escola e os próprios professores. É isso que estamos fazendo”, afirma.

Na plataforma Córtex, os alunos, pais e professores poderão acompanhar o desempenho das crianças, inclusivos e visualização de notas, presenças e faltas, envio de conteúdos, além de trocas de mensagens entre professores e alunos. Além das atividades propostas pelos professores, as empresas parcerias irão disponibilizar conteúdos, como, por exemplo: árvore de livros dando acesso à leitura de jornais e livros; plataforma de jogos voltada ao ensino de matemática; e espaço de conteúdos voltados à família com ferramentas ao combate de dificuldades sócio-emocionais.