Fake News: Ministro do STF diz que defesa teve acesso a processo

OAB recorreu à Corte após Polícia Federal fazer operação de busca e apreensão na investigação de divulgação de notícias falsas

Foto: Rosinei Coutinho / SCO / STF / CP

O gabinete do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes afirmou, nesta terça-feira, que as defesas tiveram acesso ao andamento processual do inquérito das fake news.

“Diferentemente do que vem sendo alegado falsamente, foi autorizado efetivo e integral conhecimento dos autos a todos os investigados”, aponta nota divulgada pelo ministro.

Na última sexta-feira, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) recorreu ao Supremo para solicitar acesso a todos os depoimentos e provas já colhidos no âmbito do inquérito das fake news.

Endereçado ao presidente da Corte, Dias Toffoli, o pedido também incluia a obtenção de cópias dos elementos colhidos pela PF (Polícia Federal) e a “oitiva do Procurador-Geral da República, nos termos da Lei”. Na última quarta-feira, a Polícia Federal cumpriu 29 mandados de busca e apreensão. Havia endereços ligados ao empresário Luciano Hang, ao ex-deputado Roberto Jefferson e o humorista Rey Biannchi.

Leia a nota:

“O gabinete do Ministro Alexandre de Moraes informa que, diferentemente do que vem sendo alegado falsamente, foi autorizado efetivo e integral conhecimento dos autos a todos os investigados no inquérito que apura ‘fake news’, ofensa e ameaças a integrantes do Supremo Tribunal Federal, ao Estado de Direito e a Democracia, com a obrigação da manutenção do sigilo das investigações”.