Assembleia Legislativa vai garantir internet para quase 2,5 mil alunos da Uergs

Investimento para amparar universitários carentes deve ser de 650 mil

Medida da Assembléia auxilia estudantes da UERGS com acesso a internet. Foto: Joel Vargas | Agência ALRS

Depois de garantir internet para até 900 mil estudantes da rede pública estadual de ensino, a Assembleia Legislativa vai viabilizar o mesmo para 2,4 mil alunos da Universidade do Rio Grande do Sul (Uergs), sem acesso à rede, pelo período de seis meses. A iniciativa, apresentada pelo presidente Ernani Polo (PP) à Mesa Diretora nesta terça-feira, deve ter custo total de R$ 650 mil. A expectativa é de que a medida entre em vigor na próxima semana, depois de reexaminada com mais detalhamento.

Conforme o reitor da Uergs, Leonardo Beroldt, a proposta está inserida no Sistema de Monitoramento Estratégico do Estado e vai contribuir com os níveis de educação no que se refere à necessidade social, visando permitir que universitários sem condições de pagar pelo serviço possam continuar estudando a distância. Um mapeamento realizado pela universidade estima que 41% dos alunos possam ser contemplados pela ação.

Durante agenda com o presidente da Assembleia, o reitor também apresentou o projeto Biblioteca Virtual, que disponibiliza um acervo de 8 mil títulos aos 6 mil alunos da Uergs de forma digital, possibilitando acesso à bibliografia obrigatória e complementar dos cursos, dando suporte às aulas on-line e evitando que os alunos frequentem as bibliotecas presencialmente. Os deputados Sofia Cavedon (PT) e Gabriel Souza (MDB) também participaram da reunião.

Apoio à educação durante a pandemia
Por meio de um esforço conjunto para economia de recursos, a Assembleia vai repassar R$ 5,4 milhões para que a Secretaria Estadual da Educação ofereça internet a 900 mil estudantes e professores da rede estadual de ensino. O acesso, restrito a conteúdos educacionais, deve ser feito pelo celular de cada usuário. Os repasses mensais serão feitos de junho a dezembro.

Outra iniciativa do Parlamento gaúcho envolve a cedência da grade de programação da TV Assembleia para a exibição de 40 horas de aula por semana. O canal transmite conteúdos de reforço para estudantes do Ensino Médio, em fase de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa é resultado de um convênio entre a Assembleia e governo estadual, por meio da Secretaria da Educação e da TVE.

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Sair da versão mobile