Porto Alegre Airport inicia obras de construção do novo Terminal de Cargas Internacional

Investimento será de mais de R$ 50 milhões; previsão de conclusão das obras para o segundo semestre de 2021

Foto: Divulgação Fraport Brasil

A Fraport Brasil – Porto Alegre começa hoje as obras de construção do novo Terminal de Cargas Internacional, que podem ser observadas pela avenida Severo Dullius, próximo ao estacionamento 4. A empresa planeja investir mais de R$ 50 milhões.

Com obras previstas para terminarem no segundo semestre de 2021, o novo Terminal de Cargas Internacional quase triplicará a capacidade de processamento e movimentação de cargas, aumentando de 35 mil para até 100 mil toneladas ao ano. O investimento vai gerar cerca de 150 empregos diretos e indiretos no “pico” das obras, com profissionais atuando das 7h às 17h, além dos 237 empregos diretos já existentes no Porto Alegre Airport, considerando todas as áreas da Fraport Brasil – Porto Alegre.

A responsabilidade da execução das obras será do grupo A.Yoshii, com 55 anos de experiência no mercado e referência no seu segmento. Serão executadas obras de fundação, infraestrutura, superestrutura, cobertura e instalações hidrossanitárias, elétricas e complementares, além de equipamentos de tecnologia da informação, mobiliários e toda a estrutura para o início das operações no novo local.

Com uma área de 10.615 m², quase o dobro da atual em funcionamento, o complexo terá um amplo espaço, possibilitando uma maior verticalização de produtos, com ganhos de capacidade de armazenamento e processamento de cargas em razão do novo leiaute. O empreendimento terá novas áreas administrativas e escritórios modernos, projetados para proporcionar um atendimento ainda mais eficiente.

As intervenções irão contemplar cinco espaços de importação e outras oito dedicadas à exportação, permitindo, assim, mais operações e otimizando a logística de mercadorias, equipamentos e veículos. Próximo ao estacionamento de 6 mil m², também serão feitas uma área exclusiva para espera de caminhões (com 10 vagas) e uma via de serviço com acesso restrito, que ligará o novo Terminal de Cargas ao pátio de aeronaves.

Outra implantação será a instalação de ambientes climatizados mais eficientes para acondicionar os produtos que circulam pelo terminal e necessitam de refrigeração adequada, bem como a adoção de um sistema de automação predial para aperfeiçoar o controle de todas as suas utilidades.

Antes das obras, um projeto possibilitou a modernização e automatização das operações de cargas do terminal atual, por meio da implementação de um sistema que cumpre todos os requisitos da Receita Federal. Neste segundo momento, o projeto engloba, ainda, a construção de edificações e estruturas auxiliares, já estando prevista uma área para futuras expansões.

Atualmente, o Terminal de Cargas Internacional em funcionamento no Porto Alegre Airport opera 24 horas com o recebimento e armazenagem de insumos de importação e exportação. Os principais produtos que circulam no local são eletrônicos, maquinários e equipamentos, têxtil, eletromecânicos, calçados, automotivo e metal mecânico.