Ministro chama de ‘infeliz’ comentário de Celso de Mello que compara Brasil com Alemanha nazista

Comentário partiu do decano do STF, Celso de Mello, relator do inquérito que investiga se Bolsonaro tentou intervir na Polícia Federal

Foto: Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O ministro da Secretaria de Governo, general Luiz Eduardo Ramos, criticou, nesta segunda-feira o comentário do decano do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello, que, no fim de semana, afirmou a outros ministros da Corte em uma mensagem no WhatsApp que o País corre risco de sofrer o que ocorreu na Alemanha nazista.

“Comparar o nosso amado Brasil à “Alemanha de Hitler” nazista é algo, no mínimo, inoportuno e infeliz. A democracia brasileira não merece isso. Por favor, respeite o presidente [Jair] Bolsonaro e tenha mais amor à nossa pátria”, disse Ramos.

Celso de Mello, que deixa o cargo em novembro, quando completa a idade limite para a função de 75 anos, é o relator do inquérito que investiga as acusações de que Bolsonaro tentou intervir politicamente na Polícia Federal, de acordo com denúncia do ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

Na mensagem, o ministro comenta que “guardadas as proporções, o ovo da serpente, à semelhança do que ocorreu na República de Weimar (1919-1933), parece estar prestes a eclodir no Brasil! É preciso resistir à destruição da ordem democrática, para evitar o que ocorreu na República de Weimar quando Hitler, após eleito pelo voto popular e posteriormente nomeado pelo presidente Paul von Hindenburg, em 30/01/1933 , como chanceler (primeiro ministro) da Alemanha (“Reinchskanzler”), não hesitou em romper e nulificar a progressista, democrática e inovadora constituição de Weimar, de 11/08/1919”.

Em outro trecho ele fala que a Intervenção militar, como pretendida pelos bolsonaristas, “nada mais significa, na novilíngua bolsonarista, senão a instauração, no Brasil, de uma desprezível e abjeta ditadura militar”.