Golpe que promete liberar saldo do FGTS atinge 90 mil pessoas

Criminosos distribuem link em aplicativos de mensagens; vítima é induzida a preencher formulário falso

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O mais novo golpe que circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens, em meio à pandemia de coronavírus, promete um pagamento de R$ 1.045,55 do FGTS. Para isso, os criminosos dizem ser necessário consultar a disponibilidade através de um link.

De acordo com Emilio Simoni, diretor do dfndr lab – laboratório especializado em segurança digital -, quando a vítima preenche os dados no link malicioso, fica vulnerável ao vazamento dessas informações pessoais, que podem ser usadas pelo cibercriminoso para abrir contas em bancos e assinar serviços online.

“Outro problema é quando a vítima compartilha o link malicioso com seus contatos, ela torna-se um vetor de disseminação do golpe, o que garante aos cibercriminosos um crescimento acelerado dos ataques”, explica Simoni.

Até o momento, o dfndr lab detectou mais de 90 mil acessos e compartilhamentos desse golpe, sendo os principais focos os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A dinâmica do golpe já havia sido observada anteriormente em outros ciberataques, como o que prometia o cadastro no programa de Auxílio Emergencial do Governo.

Confira abaixo algumas dicas dadas pelos especialistas para ficar protegido contra golpes online:

1 – Os aplicativos de conversa são os principais meios utilizados para disseminar esses golpes. Utilize soluções de segurança no celular que disponibilizem proteção em tempo real contra sites de conteúdo malicioso.

2 – Evite fornecer dados pessoais sem antes saber se o site é oficial e confiável.

3 – Tenha cuidado ao clicar em links compartilhados no WhatsApp ou nas redes sociais e, antes de compartilhar informações, procure em veículos confiáveis e fontes oficiais, jornais e sites para confirmar se aquilo é realmente verdadeiro.