Rio: protesto no Palácio Guanabara termina em confusão

Manifestantes faziam ato contra violência policial

Manifestantes se reuniram na tarde de hoje em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Rio de Janeiro, para participar do ato “Vidas Negras Importam”, em protesto contra a violência policial nas favelas e pela morte do adolescente João Pedro, de 14 anos, morto durante uma operação policial no Morro do Salgueiro, em São Gonçalo.

A manifestação começou às 15h e ocorria pacificamente com os integrantes carregando faixas contra a morte de negros em confrontos com a polícia, até que começou o conflito com a Polícia Militar, praticamente no fim do ato.

Os agentes jogaram bombas de gás e usaram spray de pimenta nos manifestantes. Houve muita correria nas ruas próximas ao Palácio.

Em nota, a secretaria de estado da Polícia Militar confirmou que a manifestação transcorria de forma pacífica e que, “na dispersão, um grupo mais exaltado começou a arremessar pedras no Palácio Guanabara e nos policiais militares”. Ainda conforme a nota, um manifestante conseguiu entrar no Palácio e danificou uma viatura. “Naquele momento, houve necessidade de fazer o uso de instrumento de menor potencial ofensivo para conter os manifestantes. Na ação uma pessoa foi encaminhada para a delegacia”, completou.