Regiões de Uruguaiana e Capão da Canoa voltam para bandeira laranja

Das 20 regiões do Rio Grande do Sul observadas no decreto do Distanciamento Controlado, 14 estão com bandeira laranja, em risco médio

Mapa do Distanciamento Controlado mostra quase todo o RS com a bandeira laranja | Foto: Reprodução/Palácio Piratini
Mapa do Distanciamento Controlado mostra quase todo o RS com a bandeira laranja | Foto: Reprodução/Palácio Piratini

O Governo do Rio Grande do Sul divulgou, no final da tarde deste sábado (30), as bandeiras de risco que vão guiar os protocolos do Distanciamento Controlado. As medidas passam a valer na segunda-feira, dia 1º de junho, até o domingo (07). As regiões de Uruguaiana e Capão da Canoa foram as únicas que apresentaram mudanças. Ambas pioraram os indicadores em comparação à última semana. Pelos próximos sete dias, as duas localidades ficarão sinalizadas pela bandeira laranja, que conota risco médio.

Uruguaiana é localidade a que mais apresentou mudanças nas três semanas de vigência do decreto do Governo do Estado. O entorno do município da Fronteira Oeste iniciou o monitoramento em risco alto, sinalizado pela bandeira vermelha. Os índices melhoraram nas semanas seguintes, motivando a queda para a bandeira laranja e depois para a amarela, de risco baixo. A volta para o risco médio é justificada pela piora de indicadores. Aumentou de 4 para 10 o número de internações por Covid-19. O número de internações em UTIs por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) também subiu, de 7 para 10.

Em Capão da Canoa e outros municípios do Litoral Norte, a ida da bandeira amarela para a laranja também se deu pela piora nos números de hospitalizações. As internações confirmadas por Covid-19 saltaram de zero para 8. Já o número pacientes em UTI por SRAG subiu de 2 para 12.

Bandeira laranja em quase todo o RS

Das 20 regiões monitoradas no Distanciamento Controlado, 14 delas estão com a bandeira laranja. Estão sob risco médio as localidades de Lajeado, Santa Maria, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Erechim, Passo Fundo, Pelotas e Caxias do Sul.

A região de Porto Alegre é a que teve o maior número de novas internações na última semana, com 74 registros. A Capital e seu entorno são seguidos por Caxias do Sul (59), Passo Fundo (32) e Lajeado (23 internações novas). Já as regiões de Taquara, Ijuí, Santa Rosa, Bagé, Cachoeira do Sul e Santa Cruz do Sul estão sob risco baixo, representado pela bandeira amarela.

Números do Estado

O decreto do distanciamento controlado monitora a situação de 20 regiões do Estado e do território gaúcho como um todo. Nas últimas duas semanas, o Rio Grande do Sul observou o aumento de internações por síndrome respiratória aguda grave na casa de 11,7%. As internações em UTIs por SRAG também aumentaram, em 10,3%. As hospitalizações por Covid-19 também aumentaram: dois casos a mais em leitos clínicos (de 205 para 207) e 28 em UTIs (de 125 para 153).

O número de mortes aumentou nas últimas duas semanas em comparação ao observado no sábado passado, quando foram contabilizadas as duas semanas anteriores. Foram 36 neste intervalo contra 34 registrados no último levantamento. Os únicos números positivos são os de leitos de UTI disponíveis. São 538, representando um aumento de 7,4% diante do que se tinha no dia 23 de maio.