Deputados do PSL pedem que Moraes seja processado por abuso de autoridade

Pedido chegou nessa sexta ao MPF

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os deputados federais Carla Zambelli (PSL-SP), Aline Sleutjes (PSL-PR), Bia Kicis (PSL-DF), Carlos Jordy (PSL-RJ), Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), Filipe Barros (PSL-PR) e Junio Amaral (PSL-MG) protocolaram, nessa sexta-feira, uma representação criminal no Ministério Público Federal (MPF) contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, por abuso de autoridade.

No documento, os parlamentares dizem que o inquérito 4.781, que investiga ataques e fake news, relatado por Moraes, é ilegal e fere a sistemática processual penal de investigação e a Constituição Federal.

“Falta a este Supremo Tribunal Federal a necessária impessoalidade judicial para investigar delitos cujas vítimas possivelmente sejam seus próprios Ministros, nos termos do que dispôs a própria Portaria de instauração desse Inquérito”, salienta o documento.

Parte dos parlamentares é investigada pelo Supremo, no mesmo inquérito, pelo suposto envolvimento em um esquema de disseminação em massa de informações falsas contra os ministros da Corte, que em diversas situações contrariaram ações do governo do presidente Jair Bolsonaro.