Celso de Mello encaminha à PGR pedido da PF para ouvir Bolsonaro

Segundo o R7 apurou, procurador-geral já previu a oitiva do presidente na fase final do inquérito

(Foto: Carlos Moura / SCO / STF / CP)

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou, nessa sexta-feira, ao procurador-geral da República, Augusto Aras, o pedido feito pela Polícia Federal (PF) para ouvir o presidente Jair Bolsonaro. Aras é quem vai decidir se denuncia o presidente ou arquiva o caso em que o ex-ministro Sérgio Moro o acusa de tentar interferir na PF.

Segundo o R7 apurou, o PGR já previu a oitiva do presidente na fase final do inquérito. De acordo com Moro, o vídeo da reunião ministerial de 22 de abril comprova as acusações contra o presidente. Bolsonaro, de outro lado, entende que as imagens reforçaram a tese de “farsa”.

Mais cedo, a Polícia Federal pediu a Celso de Mello mais 30 dias de prazo para concluir as investigações do inquérito. Até então, diversos depoimentos já foram tomados por determinação de Celso de Mello.

Ministro encaminha arquivamento de denúncia-crime contra Moro

Também ontem, Celso de Mello encaminhou o arquivamento de uma notícia-crime protocolada na Corte contra o ex-ministro Sérgio Moro. O entendimento é de falta de competência do Supremo Tribunal Federal para julgar o caso, já que o ex-ministro perdeu o foro privilegiado.

Na petição que tenta enquadrar Moro no crime de corrupção passiva, o requerente – José Lima de Siqueira – pedia a “adoção de providências” para apurar se o ex-ministro cometeu crime por ter solicitado pensão à família em caso de eventual incidente no exercício do cargo. O próprio Moro revelou ter feito o pedido, durante a entrevista de renúncia do governo Jair Bolsonaro.