Weintraub fica em silêncio durante depoimento sobre declaração contra STF

Ministro da Corte, Alexandre de Moraes, viu indícios de prática de delitos como difamação, injúria e crime contra a segurança nacional

Foto: Marcos Corrêa / PR

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, prestou depoimento, nesta sexta-feira, para explicar declarações contra o Supremo Tribunal Federal feitas em uma reunião ministerial gravada em abril divulgada na sexta-feira passada. “Botava esses vagabundos todos na cadeia, começando no STF”, disse Weintraub, na ocasião.

O ministro da Corte, Alexandre de Moraes, viu indícios de prática de delitos como difamação, injúria e crime contra a segurança nacional, e deu cinco dias para Weintraub prestar depoimento à PF no âmbito do inquérito das fake news contra integrantes da Corte. Hoje, ele compareceu à superintendência de Brasília na condição de investigado.

O jornal O Estado de S.Paulo apurou que o ministro ficou em silêncio. O depoimento começou, ainda pela manhã, antes mesmo de uma decisão final do STF sobre um habeas corpus preventivo que pedia a suspensão do interrogatório.

No documento, o ministro da Justiça, André Mendonça, advertia para a limitação do direito de liberdade de expressão do colega.