Polícia Civil esclarece oito mortes de integrantes de uma mesma facção pelos rivais em Porto Alegre

Execuções ocorreram em 36 horas no início deste mês e estão ligadas a um conflito iniciado em fevereiro deste ano

Foto: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil anunciou, nesta sexta-feira, o balanço da primeira fase operação Maio Vermelho, que mobilizou quatro delegacias de homicídio – 1ª DPHPP, 3ªDPHPP, 4ªDPHPP e a 5ªDPHPP – em Porto Alegre. A última das ações ocorreu na noite dessa quinta-feira na vila Gaúcha, conhecida como Buraco Quente, no morro Santa Tereza. A diretora do Delegacias do Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP), delegada Vanessa Pitrez, esclareceu que o objetivo era investigar e elucidar oito homicídios praticados nos dias 2 e 3 deste mês nos bairros São José, Lomba do Pinheiro, Mário Quintana, Bom Jesus, Guarujá e Vila Nova.

As execuções decorrem de um novo conflito surgido neste ano entre duas facções criminosas, sendo uma sediada no bairro Bom Jesus e outra no bairro Santa Tereza, mais precisamente na vila Cruzeiro do Sul.

Os líderes emitiram as ordens aos respectivos grupos de dentro do sistema prisional. “Até o momento já foram identificados sete suspeitos e presos dois dos principais envolvidos nos crimes”, salientou a delegada Vanessa Pitrez. “Esperamos que as ações deem uma arrefecida neste disputa e uma certa tranquilidade”, acrescentou o subchefe de Polícia Civil, delegado Fábio Lopes.

O conflito originou-se no dia 2 de fevereiro quando atiradores em um veículo feriram dois casais e mataram um bebê de um ano. O ataque ocorreu na rua Paulino Azurenha, na vila Maria da Conceição, no bairro Partenon. A delegada Vanessa Pitrez disse que o crime acionou um alerta na Polícia Civil. Ela lembrou inclusive que, em abril passado, ocorreu outra ataque parecido também na vila Maria da Conceição. Como demonstração de poder de uma facção sobre a outra, muitas vezes eram escolhidas vítimas sem envolvimento com o crime, explica a delegada.

A diretora do DPHPP esclareceu ainda que as oito mortes ocorridas no início deste mês, em vários bairros e dentro de um intervalo de cerca de 36 horas, apontaram para dois criminosos que já tinham participado de uma tentativa de dupla execução em abril na vila São Borja.

As investigações, inclusive com troca de informações com a Brigada Militar, foram intensificadas com identificação de possíveis áreas para possíveis revides, sendo reforçado o policiamento ostensivo da BM diariamente, nessas regiões, como medida preventiva. “Impedimos novas mortes”, ressaltou. O trabalho investigativo prossegue.