Novo centro de tratamento da Covid-19 em Porto Alegre começará a receber pacientes na primeira quinzena de junho

Espaço foi construído em 30 dias junto ao hospital Independência, na zona leste

Foto: Gabriel Guedes / CP /

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou que o novo centro de tratamento da Covid-19 em Porto Alegre começará a receber pacientes ainda na primeira quinzena de junho. O espaço, construído em 30 dias, foi entregue à cidade nessa quinta-feira. A partir desta sexta, se iniciam as ações para instalar os equipamentos que irão propiciar o funcionamento pleno da estrutura que atenderá exclusivamente paciente do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade com 60 leitos tem a gestão feita pela Rede de Saúde Divina Providência, por meio do Hospital Independência. Serão contratados cerca de 100 profissionais para atuação, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos. A área administrativa e de apoio será aproveitada da própria estrutura existente do Hospital Independência. O espaço foi construído de forma anexa ao hospital pelas empresas Gerdau, Ipiranga, Hospital Moinhos de Vento e o Grupo Zaffari, em parceria com a Prefeitura de Porto Alegre. O investimento total é de R$ 10,4 milhões.

Durante o período de risco da Covid-19, a nova estrutura modular vai ser usada como uma ala de retaguarda, recebendo pacientes em fase final do tratamento que já tiveram alta da UTI. Com isso, leitos de alta complexidade ficarão liberados para receber novos pacientes, otimizando a gestão de saúde municipal. Após a pandemia, a estrutura do hospital Independência, com 162 leitos, vai ser incorporada de forma permanente ao sistema de saúde.